Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/83961
Title: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA 2º E 3º CICLOS C/ SECUNDÁRIO JOSÉ FALCÃO DE MIRANDA DO CORVO JUNTO DA TURMA DO 8ºA NO ANO LETIVO 2016/2017
Other Titles: The Teaching Training developed at the Escola Básica 2º E 3º CICLOS C/ SECUNDÁRIO JOSÉ FALCÃO DE MIRANDA DO CORVO with the class of 8th A grade, in the academic year of 2016/2017
Authors: Silva, Jessica Cardoso da 
Orientador: Abreu, Antero Filipe Rocha
Keywords: Professor Estagiário.; Prática Docente.; Ensino-Aprendizagem; Indisciplina.; Perceção Docente e estágiario; Trainee Professor.; Teaching Practice.; Teaching-Learning Process.; Indiscipline; Perception Teacher and treinee.
Issue Date: 30-Jun-2017
Serial title, monograph or event: RELATÓRIO DE ESTÁGIO PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO NA ESCOLA BÁSICA 2º E 3º CICLOS C/ SECUNDÁRIO JOSÉ FALCÃO DE MIRANDA DO CORVO JUNTO DA TURMA DO 8ºA NO ANO LETIVO 2016/2017
Place of publication or event: Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
Abstract: O Estágio Pedagógico é o culminar do ciclo de estudos do Mestrado em Ensino em Educação Física no Ensino básico e secundário. O objetivo principal desta etapa é proporcionar uma experiência real do contexto escolar, aplicando o conhecimento adequirido nas aulas de licenciatura e de mestrado. Sendo este o primeiro ano a lecionar, o professor estagiário irá deparar-se com dificuldades nas diferentes dimensões pedagógicas, impulsionando assim a reflexão conjunta do estágiario, do seu núcleo de estágio e orientadores. Esta reflexão partilhada irá permitir ao estagiário que desenvolva as suas competências e desempenho enquanto professor. As aprendizagens resultantes da experiência pedagógica com a turma A do 8ºano da Escola Básica 2º e 3º Ciclos c/ Secundário José Falcão de Miranda do Corvo, no ano letivo de 2016/2017, serão apresentadas no presente relatório de estágio. Este reúne todas as actividades pedagógicas desenvolvidas durante o ano letivo, bem como refelxões acerca das mesmas. Em primeiro lugar surgirá uma breve contextualização escolar da prática pedagógica desenvolvida, na qual serão analisadas as características da escola, do grupo disciplinar e da turma onde decorreu o Estágio Pedagógico, enquadrando o processo pedagógico às mesmas. De seguida serão identificadas e analisadas as atividades desenvolvidas que serão acompanhadas das respetivas justificações, possibilitando assim uma análise imediata sobre as decisões tomadas nas várias dimensões pedagógicas. Este relatório culminará com o aprofundamento do tema selecionado, relativamente à perceção dos docentes em relação à indisciplina dos alunos na sala de aula.
The Teacher Trainer is the culmination of the Master's Degree in Teaching Physical Education in Primary and Secondary Education. The main goal of this stage is to provide a real experience of the school context, applying the appropriate knowledge in the undergraduate and masters classes. Since this year was our first year as a teacher, the intern teacher will face some difficulties in the different pedagogical dimensions, thus impelling the joint reflection of the trainee, his core of internship and mentors. This shared reflection will allow the trainee to develop his skills and performance as a teacher. The learning outcomes resulting from the pedagogical experience with class A of the 8th grade of the 2nd and 3rd Cycle Secondary School José Falcão de Miranda do Corvo in the academic year 2016/2017 will be presented in this internship report. It gathers all the pedagogical activities developed during the school year, as well as refelxões about them. In the first place, there will be a brief school context of the pedagogical practice developed, in which the characteristics of the school, the disciplinary group and the group where the Pedagogical Stage will be studied will be analyzed, framing the pedagogical process to them. Afterwards, the activities developed will be identified and analyzed, which will be accompanied by the respective justifications, thus enabling an immediate analysis of the decisions taken in the various pedagogical dimensions. This report will culminate with the deepening of the selected theme, regarding the teachers' perception regarding the indiscipline of students in the classroom. Allowing a shared reflection of the intern, his core of internship and mentors. This shared experience will allow to the intern
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
URI: http://hdl.handle.net/10316/83961
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Relatório de estágio- Jessica Silva.pdf1.98 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

360
checked on Jan 15, 2020

Download(s) 50

343
checked on Jan 15, 2020

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons