Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/83869
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCoelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues-
dc.contributor.authorVeloso, Pedro Gabriel Salguinho-
dc.date.accessioned2019-01-19T22:15:35Z-
dc.date.available2019-01-19T22:15:35Z-
dc.date.issued2017-06-29-
dc.date.submitted2019-01-19-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/83869-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
dc.description.abstractNo âmbito do 2.º ano do Mestrado em Ensino de Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário, da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física, da Universidade de Coimbra, surgiu a realização do Estágio Pedagógico, onde se verificou um processo de prática profissional autónoma em situação real de ensino, visando a profissionalização na docência de Educação Física.Da prática docente desenvolvida no Estágio Pedagógico, ao longo do ano letivo, resulta o presente documento (Relatório de Estágio Pedagógico) que contempla uma análise fundamentada e reflexão aprofundada da experiência de Estágio Pedagógico, desenvolvido na Escola Secundária da Lousã, junto da turma do 9.ºF, no ano letivo 2016/2017. Este documento divide-se em um conjunto de elementos essenciais desta análise e reflexão, destacando-se três grandes capítulos. No primeiro capítulo é realizada uma contextualização da prática, através da apresentação das expectativas iniciais, da caracterização das condições locais e da relação educativa, das decisões conceptuais do Núcleo de Estágio de Educação Física e das atividades desenvolvidas no âmbito da Gestão e Organização Escolar e Projetos e Parcerias Educativas. O segundo capítulo engloba a análise e reflexão da prática pedagógica desenvolvida no Estágio Pedagógico, nos domínios da prática docente (planeamento, realização e avaliação). Por último, o terceiro capítulo aborda o estudo das “Qualidade das Aprendizagens em Educação Física – Domínio dos Conteúdos Práticos e Conhecimentos”, em que procuramos verificar os efeitos reais da Educação Física Escolar, apurando a qualidade das aprendizagens em Educação Física no domínio dos conteúdos práticos e conhecimentos específicos de Educação Física.por
dc.description.abstractIn the scope of the 2nd year of the Master’s Degree in Physical Education Teachers Training”, from the Faculty of Sport Sciences and Physical Education from University of Coimbra, a Teacher´s Training was developed, where a process of autonomous professional practice in a real teaching situation was verified, aiming the professionalization of Physical Education teaching. This Teacher Training Report, resulting from the school’s year teaching experience developed during the Teacher Training, contemplates a deep and substantiated analysis of this experience, with 9th F class, of the 2016/2017 school year, in Lousã High School. This report is divided in three major chapters. The first chapter contemplates a contextualization of the practice, through the presentation of initial expectations, characterization of local conditions and education relation, conceptual decision of the Physical Education Trainee Group and developed activities in the scope of Management and School Organization and Educational Projects and Partnerships. The second chapter encases the analysis and reflection of the pedagogical practice developed in the Teaching Internship, in the scope of the teaching practice (planning, intervention and evaluation). The third and concluding chapter is addressed to the study of “Quality of Learning in Physical Education - Mastery of Practical Content and Knowledges”, in which we aim to verify the real effects of Physical Education, namely the qualities of learning in Physical Education in the field of practical contents and specific knowledge of Physical Education.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.subjectPrática Docentepor
dc.subjectQualidade das Aprendizagenspor
dc.subjectConhecimentospor
dc.subjectPhysical Educationeng
dc.subjectTeacher Trainingeng
dc.subjectTeaching Practiceeng
dc.subjectQuality of Learningeng
dc.subjectKnowledgeseng
dc.titleRelatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária da Lousã, junto da Turma do 9º F, no ano letivo de 2016/2017por
dc.title.alternativeTeacher Training Report developed in Lousã’s High School, concerning class 9th F of the year 2016/2017eng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleRelatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária da Lousã, junto da Turma do 9º F, no ano letivo de 2016/2017por
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202146146-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores e Ciências da Educação-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências do Desporto e Educação Física-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorVeloso, Pedro Gabriel Salguinho::0000-0003-3444-5967-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriMassart, Alain Guy Marie-
uc.degree.elementojuriSousa, Cláudio Alexandre Santos de-
uc.degree.elementojuriCoelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues-
uc.contributor.advisorCoelho, Miguel Ângelo Sousa Fachada Domingues-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Rel_Estg1617_Pedro_Veloso.pdf4.66 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

449
checked on May 7, 2024

Download(s) 50

404
checked on May 7, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons