Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/83848
Title: A tutelabilidade da forma como marca na jurisprudência da UE e dos EUA- O problema da funcionalidade
Other Titles: The protectability of the shape as trademark in the EU and USA case law- The problem of functionality
Authors: Macedo, Joana Rita Polónio Rijo 
Orientador: Serens, Manuel Couceiro Nogueira
Keywords: funcionalidade; marcas; forma do produto; cncorrência; functionality; trademarks; product' s shape; competition
Issue Date: 28-Feb-2017
Serial title, monograph or event: A tutelabilidade da forma como marca na jurisprudência da UE e dos EUA - O problema da funcionalidade
Place of publication or event: Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra
Abstract: A presente dissertação explora o surgimento da doutrina da funcionalidade, como limite absoluto à tutela da forma do produto, ao abrigo do regime da concorrência desleal, mas sobretudo o seu desenvolvimento e extensão do âmbito de aplicação ao regime das marcas. Pretendemos, assim, destacar os desafios complexos que enfrentam os requerentes ou titulares de um sinal que consiste na forma do próprio produto.Começamos por explorar a jurisprudência dos EUA que, ao longo de mais de cem anos, tem refletido sobre os interesses subjacentes à doutrina da funcionalidade e o aparecimento de novos tipos de marcas, até à conhecida decisão do Supreme Court no caso TraFfix. Ao abrigo do regime europeu de marcas, iremos analisar a funcionalidade enquanto motivo absoluto de recusa ou de declaração de invalidade da marca de forma.Começando no processo de harmonização do regime de marcas na UE, iremos focar-nos sobretudo na jurisprudência do TJUE, que continua a reconhecer a decisão no processo Philips como umas das decisões mais importantes sobre a funcionalidade.A presente dissertação explora o surgimento da doutrina da funcionalidade, como limite absoluto à tutela da forma do produto, ao abrigo do regime da concorrência desleal, mas sobretudo o seu desenvolvimento e extensão do âmbito de aplicação ao regime das marcas. Pretendemos, assim, destacar os desafios complexos que enfrentam os requerentes ou titulares de um sinal que consiste na forma do próprio produto.Começamos por explorar a jurisprudência dos EUA que, ao longo de mais de cem anos, tem refletido sobre os interesses subjacentes à doutrina da funcionalidade e o aparecimento de novos tipos de marcas, até à conhecida decisão do Supreme Court no caso TraFfix. Ao abrigo do regime europeu de marcas, iremos analisar a funcionalidade enquanto motivo absoluto de recusa ou de declaração de invalidade da marca de forma.Começando no processo de harmonização do regime de marcas na UE, iremos focar-nos sobretudo na jurisprudência do TJUE, que continua a reconhecer a decisão no processo Philips como umas das decisões mais importantes sobre a funcionalidade.A presente dissertação explora o surgimento da doutrina da funcionalidade, como limite absoluto à tutela da forma do produto, ao abrigo do regime da concorrência desleal, mas sobretudo o seu desenvolvimento e extensão do âmbito de aplicação ao regime das marcas. Pretendemos, assim, destacar os desafios complexos que enfrentam os requerentes ou titulares de um sinal que consiste na forma do próprio produto.Começamos por explorar a jurisprudência dos EUA que, ao longo de mais de cem anos, tem refletido sobre os interesses subjacentes à doutrina da funcionalidade e o aparecimento de novos tipos de marcas, até à conhecida decisão do Supreme Court no caso TraFfix. Ao abrigo do regime europeu de marcas, iremos analisar a funcionalidade enquanto motivo absoluto de recusa ou de declaração de invalidade da marca de forma.Começando no processo de harmonização do regime de marcas na UE, iremos focar-nos sobretudo na jurisprudência do TJUE, que continua a reconhecer a decisão no processo Philips como umas das decisões mais importantes sobre a funcionalidade.
This dissertation explores the rise of the doctrine of functionality as an absolute bar to the product’s shape protectability, under the law of unfair competition, but mostly how it has developed and extended its application to trademark law. We intend to focus on the complex challenges that case law has set to the owner or applicant of a sign consisting on the shape of the product itself.We begin by exploring the USA case law that, for more than one hundred years, has reflected over the interests underlying the doctrine of functionality and the rising of new types of trademarks, until the well know Supreme Court’s decision on TrafFix. Under the EU trademark system, we will analyse the functionality as an absolute ground of refusal or declaration of invalidity of the product’s shape. Starting on the process of trademark law harmonization in the EU, we will focus mainly on the ECJ case law, that still has the decision on Philips has leading case on the subject of functionality.This dissertation explores the rise of the doctrine of functionality as an absolute bar to the product’s shape protectability, under the law of unfair competition, but mostly how it has developed and extended its application to trademark law. We intend to focus on the complex challenges that case law has set to the owner or applicant of a sign consisting on the shape of the product itself.We begin by exploring the USA case law that, for more than one hundred years, has reflected over the interests underlying the doctrine of functionality and the rising of new types of trademarks, until the well know Supreme Court’s decision on TrafFix. Under the EU trademark system, we will analyse the functionality as an absolute ground of refusal or declaration of invalidity of the product’s shape. Starting on the process of trademark law harmonization in the EU, we will focus mainly on the ECJ case law, that still has the decision on Philips has leading case on the subject of functionality.This dissertation explores the rise of the doctrine of functionality as an absolute bar to the product’s shape protectability, under the law of unfair competition, but mostly how it has developed and extended its application to trademark law. We intend to focus on the complex challenges that case law has set to the owner or applicant of a sign consisting on the shape of the product itself.We begin by exploring the USA case law that, for more than one hundred years, has reflected over the interests underlying the doctrine of functionality and the rising of new types of trademarks, until the well know Supreme Court’s decision on TrafFix.Under the EU trademark system, we will analyse the functionality as an absolute ground of refusal or declaration of invalidity of the product’s shape. Starting on the process of trademark law harmonization in the EU, we will focus mainly on the ECJ case law, that still has the decision on Philips has leading case on the subject of functionality.
Description: Dissertação de Mestrado em Direito apresentada à Faculdade de Direito
URI: https://hdl.handle.net/10316/83848
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
A tutelabilidade da marca de forma PDF.pdf1.7 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

402
checked on May 29, 2024

Download(s) 50

393
checked on May 29, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons