Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/83500
Title: Entre o direito e o dever da formação contínua de professores: o contributo dos CFAE
Other Titles: Between the right and the duty of the continuous teachers training: the contribution of the CFAE
Authors: Pereira, Mariana Damas Mano e Reis 
Orientador: Guerra, Joana Carla Marques Vale Mendes
Keywords: Formação Contínua de Professores; CFAE; Competências digitais; TIC; Continuous teachers training; CFAE; Digital competences; ICT
Issue Date: 17-Jul-2018
Serial title, monograph or event: Entre o direito e o dever da formação contínua de professores: o contributo dos CFAE
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O presente estudo insere-se na temática da formação contínua de professores tendo por referência as renovações paradigmáticas que sugerem a inevitabilidade da integração das novas tecnologias nas salas de aula e, consequentemente, colocam novos desafios pedagógicos aos professores. Conscientes da complexidade do tema e das múltiplas possibilidades de estudo focámos o nosso objetivo principal na construção de um contributo para o debate sobre a importância da atividade dos Centros de Formação de Associação de Escolas (CFAE) na renovação do conhecimento dos professores de acordo com as exigências da atualidade. Adquirindo uma natureza qualitativa, esta investigação assume a forma de um estudo de caso, realizado num dos dezoito CFAE da Região Centro de Portugal, com recurso a entrevistas semiestruturadas a docentes e ao diretor do respetivo Centro de Formação. Após a realização deste estudo foi possível perceber que, apesar da maioria dos docentes não concordar com a obrigatoriedade da realização da formação contínua, reconhecem a sua importância, quer em termos pessoais, quer em termos profissionais, bem como os benefícios indiretos que os alunos retiram da frequência dos seus professores nas mesmas. Por outro lado, a grande maioria dos entrevistados apresenta motivações para a sua participação nestas atividades formativas que excedem a progressão na carreira docente, evidenciando, sem dificuldade, os diversos contextos e momentos em que aplicam as aprendizagens que nelas adquirem. Quanto à adequação da formação disponibilizada pelo Centro de Formação, os resultados dividem-se entre os que a consideram adequada e os que sentem que poderia ser melhorada, tanto a nível das temáticas oferecidas e das metodologias formativas, como, também, em aspetos que transcendem o próprio Centro, nomeadamente o reforço do apoio financeiro e a adequação dos períodos de formação no tempo letivo. O baixo número de atividades relacionadas com as TIC ou com recurso às mesmas foi identificado como uma barreira à integração destas no contexto de sala de aula, uma vez que os professores podem não se sentir preparados para as utilizar nas suas diversas potencialidades. Posto isto, é notório que ainda muito precisa de ser feito e transformado na área da formação contínua de professores. É necessário, principalmente, cativar e motivar estes profissionais, providenciando-lhes formações de qualidade e adequadas às realidades vivenciadas por estes, satisfazendo as suas necessidades e estimulando-os a melhorar as metodologias e práticas de ensino-aprendizagem num contexto pedagógico e cultural em constante transformação.
The present study is part of the theme of continuous teacher training, with reference to the paradigmatic renewals that suggest the inevitability of the integration of new technologies in classrooms and, consequently, pose new pedagogical challenges to teachers. Aware of the complexity of the theme and the multiple possibilities of study, we focused our main objective in the construction of a contribution to the debate about the importance of the activity of the Schools Association Training Centers (CFAE) in the renewal of the knowledge of the teachers according to the current requirements.Acquiring a qualitative nature, this research takes the form of a case study, carried out in one of the eighteen CFAE's of the Central Region of Portugal, using semi-structured interviews with teachers and the director of the respective Training Center. After this study, it was possible to understand that teacher, despite the fact that most of them do not agree with the obligation of training teacher, recognize their importance, to both personal and professional level, as well as the indirect benefits that students take of their teachers' attendance. On the other hand, the vast majority of the interviewees present motivations for their participation in these training activities that exceed their career progression and show, without difficulty, the different contexts and moments in which they apply the learning that they acquire in them. As for the adequacy of the training provided by the Training Center, the results are divided between those who consider it appropriate and those who feel it could be improved, both in terms of the themes offered and the training methodologies, as well as in aspects that transcend the Center itself, in particular by increasing financial support and by adjusting the periods of training during the school year. The low number of ICT training activities may be a barrier to their integration in the classroom context, because teachers may not feel prepared to use them in their several potentialities. Therefore, it is clear that much needs to be done and transformed in the area of continuous training teacher. It is necessary, above all, to captivate and motivate these professionals by providing them quality and appropriate training to the realities they experience, satisfying their needs and stimulating them to improve the teaching-learning methodologies and practices they use.
Description: Dissertação de Mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo apresentada à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/83500
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Dissertação_MarianaPereira.pdf1.12 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

504
checked on Mar 26, 2024

Download(s) 50

959
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons