Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/83489
Title: A Inovação Social como Caminho para a Autonomização de Jovens em Acolhimento Institucional
Other Titles: Social Innovation: a Pathway from residential care to autonomous adulthood
Authors: Nunes, Ângela Pereira da Silva Chantal 
Orientador: Marques, Jacqueline Ferreira
Keywords: Inovação social; Acolhimento institucional; Adolescência; Autonomia; Competências de vida; Social innovation; Residential care; Adolescence; Autonomy; Life skills
Issue Date: 20-Sep-2018
Serial title, monograph or event: A Inovação Social como Caminho para a Autonomização de Jovens em Acolhimento Institucional
Place of publication or event: Brasil
Abstract: Este trabalho apresenta o resultado uma pesquisa descritiva, amparada no paradigma interpretativo, realizada nos abrigos institucionais que acolhem exclusivamente adolescentes no município de Teresina/PI (Brasil). Tendo como objeto o acompanhamento realizado a jovens de 15 a 17 anos de idade que permaneceram acolhidos por mais de 2 anos, partimos de duas questões principais: (1) qual é o perfil dos profissionais que realizam o acompanhamento de adolescentes inseridos em serviços de acolhimento institucional em Teresina? (2) Como o seu trabalho contribui para o desenvolvimento de competências para a vida adulta nos jovens de 15 a 17 anos? Amparamo-nos técnica e teoricamente nas diretrizes e referências brasileiras para execução dos serviços de acolhimento para crianças e adolescentes; nos estudos de Noom, Deković e Meeus (2001, 1999) acerca da autonomia do adolescente e suas dimensões; nas contribuições de Van Breda (2015) sobre os processos sociais envolvidos na transição do abrigo para a vida adulta; e no conceito e processo de inovação social apresentados em The Open Book of Social Innovation (Murray, Caulier-grice, & Mulgan, 2010). Após a apresentação de experiências portuguesas de promoção da autonomização de jovens acolhidos descrita em artigos científicos, desenvolvemos o estudo empírico, dentro de um plano misto, com a integração de dados quantitativos e qualitativos, recolhidos através de questionários (18 participantes) e entrevistas semipadronizadas (7 participantes). Foram realizadas estatísticas descritivas, inferenciais e textuais com o auxílio dos softwares Excel e Iramuteq e as análises foram complementadas com Análise de Conteúdo de Bardin. Com os resultados obtidos, foi possível traçar um diagnóstico parcial do acompanhamento de jovens de 15 a 17 anos nas unidades que acolhem exclusivamente adolescentes em Teresina, possibilitando contribuir no futuro para o surgimento de inovações sociais direcionadas à autonomização e desenvolvimento de competências para a vida adulta. Esperamos que este trabalho, além de contribuir para o debate teórico sobre o tema, possa motivar a reflexão dos participantes sobre as suas práticas e inspirar o surgimento de respostas inovadoras direcionadas à autonomização e desenvolvimento de competências para a vida adulta de jovens acolhidos em Teresina.
This work presents the results a descriptive research, supported by the interpretative paradigm. It was developed in institutional care services of Teresina, a Brazilian city. The object of this investigation was the care for young people who are in transition to independent adulthood. The guiding questions were: (1) what is the profile of the professionals who offer the care for adolescents who live in institutional care services in Teresina? (2) How does this care contribute to the development of life skills in young people aged 15 to 17? The technical and theoretical basis of this research were the Brazilian guidelines and references for the implementation of child and youth care services; the studies of Noom, Deković and Meeus (2001, 1999) about the autonomy of adolescents; the contributions of Van Breda (2015) on the social processes involved in the journey out of care and towards independent living; and the definition and process of social innovation presented in The Open Book of Social Innovation (Murray, Caulier-grice, & Mulgan, 2010). We present here Portuguese experiences of promoting the autonomous adulthood in care adolescents described in scientific papers, and the result of our the empirical study. The investigation was based on a mixed plan, with the integration of quantitative and qualitative data. The instruments of data collection were questionnaires (18 participants) and open semi-structured interviews (7 participants). Descriptive, inferential and textual statistics were performed using the Excel and Iramuteq softwares and the analyzes were complemented by Content Analysis (Bardin). As result, we performed a partial diagnosis of care for young people transition to independent adulthood from the institutional care services for adolescents in Teresina. This enables to contribute in the future to the emergence of social innovations experiences for development of life skills and transition to autonomous adulthood in these care services.We hope that this research can contribute to the theoretical debate on this area, and motivate the participants to reflect on their praxis. Besides that, we hope to inspire the emergence of innovative ideas that improve the development of life skills and help the transition to autonomous adulthood of young people in care services.
Description: Dissertação de Mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo apresentada à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/83489
Rights: openAccess
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