Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/83488
Title: Novas tendências de empresas sociais em Portugal
Other Titles: New trends in social enterprises in Portugal
Authors: Cardoso, Jarbas Felicio 
Orientador: Preto, Miguel Simões Torres
Keywords: empreendedorismo social; empresas sociais de valor combinado; inovação social; estudo de casos; auto-emprego; social enterprise; bended value enterprises; social innovation; case study; self-employment
Issue Date: 27-Sep-2018
Serial title, monograph or event: Novas tendências de empresas sociais em Portugal
Place of publication or event: Portugal
Abstract: We live in an age which the boundaries among the governmental, non-profit and business sectors are increasingly mixed, resulting in new institutional, economic and sustainable ways for social problems approaches. Socially conscious people are turning to social entrepreneurship to create meaningful and potentially enduring changes. Nevertheless, more and more social and environmental needs are emerging. Social entrepreneurship quickly arises either individually or in group as an important way to develop specific and economically viable business models and organizations, as solutions to social and environmental needs. A wide range of meanings has arisen for social enterprises. The purpose of this study was to research how blended value enterprises (with both for-profit business and social and environmental goals characteristics) contribute to the public good generation at organization, infrastructure and operation levels. The approach chosen was case study with qualitative and exploratory research with three enterprises located in Portugal. Data records were obtained from fieldwork notes, semi-structured interviews based on conceptual framework, and other documents about enterprises. Data interpretation was done by content analysis using the MAXQDA® software. The main finding of this study was that a new genre of enterprises combining economic and social values is emerging in Portugal. They are micro and small enterprises created by young entrepreneurs and they play a significant role in the self-employment. Beyond business, they contribute for the common good in the communities. Not only they generate social innovation through products and services, but also explore gaps left by traditional markets, such as in the environmental sector, generating positive externalities.
Vive-se em uma época em que os limites entre os setores governamental, sem fins lucrativos e de negócios estão cada vez mais misturados, o resultado é que surgem novas formas institucionais, econômicas e sustentáveis na abordagem a problemas sociais e na entrega de bens de importância social. Não diferente é o fato que cada vez mais pessoas socialmente conscientes estão voltando-se para o empreendedorismo social como um meio para ajudar a criar mudanças significativas e potencialmente duradouras. Contudo, surgem cada vez mais necessidades sociais e ambientais. Diante de tal realidade, o empreendedorismo social ganha atenção e emerge rapidamente como um meio importante pelo qual na forma individual ou em grupo pessoas estão se engajando e desenvolvendo organizações e modelos de negócios muito específicos e economicamente viáveis como soluções a necessidades sociais e ambientais. Junto a essa popularidade surgiu uma coleção eclética de inferências e significados atribuídos em especial a empresas sociais. O propósito deste estudo foi procurar evidenciar como empresas de mercado e que também possuem motivação na resolução de problemas sociais e ambientais, as chamadas empresas de valor combinado, contribuem em termos de organização, infraestrutura e funcionamento na geração do bem público. Ou melhor, tenta-se perceber como tais empresas criam valor social em suas ações do dia-a-dia. A estratégia escolhida para a investigação foi a pesquisa qualitativa e exploratória, via estudo de caso. Na produção das informações, foram utilizados os registros escritos no diário de campo do investigador, entrevistas pessoais através de um roteiro semiestruturado com base no enquadramento conceitual e demais documentos referentes as empresas estudadas que foram coletados na internet. A interpretação dos dados foi via análise de conteúdo, com as ferramentas análise categorial e análise avaliação, com apoio do software MAXQDA. O estudo constatou que em Portugal, mesmo sendo um país de tradição em economia social e do associativismo, está a emergir uma nova modalidade de empresas sociais que combinam em suas ações a busca do econômico e do social, ou socioambiental. Essas empresas estão a contribuir com a promoção do auto-emprego. São de tamanho micro ou pequeno. Foram criadas por jovens empreendedores que trazem em seus valores a vontade de além de criar um negócio, também contribuir com o bem comum, com a comunidade. Essas empresas geram inovações sociais enquanto produtos e serviços, exploram falhas deixadas pelo mercado tradicional, por exemplo, na parte ambiental, com isso acabam por gerar as externalidades positivas.
Description: Dissertação de Mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo apresentada à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/83488
Rights: openAccess
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