Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/83486
Title: À procura do sucesso- Perceções dos jovens institucionalizados e dos profissionais dos lares de acolhimento sobre a escola
Other Titles: Looking for success – Perception of institutionalized young and orphanage professionals about school
Authors: Catarino, Márcia Oliveira 
Orientador: Marques, Jacqueline Ferreira
Keywords: Acolhimento institucional; Rendimento escolar; Educação na instituição; Relação Escola-Instituição; Institutional shelter; School performance; Education in the institution; School-Institution Relationship
Issue Date: 20-Sep-2018
Serial title, monograph or event: À procura do sucesso- Perceções dos jovens institucionalizados e dos profissionais dos lares de acolhimento sobre a escola
Place of publication or event: Lares de Infância e Juventude
Abstract: A investigação “À Procura do Sucesso- Perceções dos jovens institucionalizados e dos profissionais dos lares de acolhimento sobre a escola” reconhece as crianças e jovens como atores sociais com direitos, entre eles o direito à educação e à proteção. É da responsabilidade do representante legal do menor, promover e proteger os direitos individuais, sociais, económicos e culturais da criança/jovem, de modo a garantir o seu bem-estar e desenvolvimento.Esta investigação que contou com a colaboração de três Lares de Infância e Juventude do distrito de Viana do Castelo, enquadra-se no paradigma qualitativo de natureza participativa e procura interpretar a relação do menor com a escola e instituição. Perante o tema da educação formal, isto é, a importância que estes menores dão ao estudo e ao desempenho académico, participaram jovens dos 12 aos 19 anos e profissionais da equipa técnica de cada instituição.Este trabalho é sustentado por um referencial teórico que engloba as medidas de acolhimento e seu funcionamento, a relação que a instituição tem com a escola e as medidas que oferece aos menores que acolhe relativamente ao apoio ao estudo, a opinião dos menores institucionalizados sobre a escola, a sua importância para o seu futuro, entre outros. Ainda que este estudo não permita generalizações, reflete-se sobre a realidade existente, dá-se destaque às crianças e jovens institucionalizados e indicam-se aspetos que merecem ser foco de mais atenção.Este estudo está dividido em duas partes: a primeira parte do estudo refere-se ao enquadramento teórico e compreende os capítulos I e II e a segunda parte refere-se ao quadro metodológico da investigação que reúne os capítulos III, IV, V e VI.No primeiro capítulo, denominado por “Criança e Jovem em Perigo”, pretendeu-se perceber o que é o risco, o que significa perigo e qual a sua ligação com as crianças e jovens. Aborda-se também o enquadramento legal de crianças e jovens em risco e posterior institucionalização. Serão apresentadas as medidas de acolhimento e seu funcionamento. No segundo capítulo, denominado por “Insucesso Escolar”, pretendeu-se conhecer teorias de insucesso escolar, analisar a relação da escola com as crianças e jovens institucionalizados e relação dos professores com estes menores.Na segunda parte: Enquadramento empírico e metodológico, onde se inicia com o terceiro capítulo denominado por “Apresentação e metodologia” são apresentados os objetivos desta investigação, as questões de investigação e o modelo de análise.No quarto capítulo denominado por “Métodos e Procedimentos de Investigação” são apresentados os métodos aplicados na investigação e os procedimentos usados.No quinto capítulo denominado por “Apresentação e discussão de resultados” são apresentados e analisados os resultados da recolha de dados. Para além da descrição dos resultados é feita uma ponte com o enquadramento teórico. Por fim, segue-se o sexto capítulo com a “Síntese dos resultados”.
The research “Looking for success – Perception of institutionalized young and orphanage professionals about school” recognize children and young as social actors that have rights, among others, the right to education and protection.It´s the responsibility of the minor’s legal agent to promote and protect the children’s/young’s individual, social, economic and culture rights, in a way that ensures their well-being and development.This research which had the collaboration of three children's orphanage from the district of Viana do Castelo, forms a part of the qualitative paradigm of a participatory nature and seeks to interpret the children’s relationship with the school and institution. In view of the theme of formal education, namely the importance that these minors give to study and to academic performance. It counts with the participation of young people from 12 to 19 years and professionals of the technical team of each institution.This work is supported by a theoretical reference that includes the orphanages reception proceedings and their operation, the relationship that the institution has with the school and the measures that it offers to the received children in order to study’s support, the opinion of institutionalized minors about the school, its importance for their future, among others. Although this study does not allow generalizations, it reflects on the existing reality, emphasizes the institutionalized children and young people and aspects that deserves to be the focus of more attention are indicated.This study is divided in two parts: the first part of the study refers to the theoretical framework and includes chapters I and II and the second part refers to the methodological framework of research that brings together chapters III, IV, V and VI. In the first chapter, called "Children and Young in at Risk ", it was intended to perceive what is risk, what danger means and what its connection with children and young people. It also addresses the legal framework of children and young people at risk and subsequent institutionalization. Orphanages reception measures and their operation will be presented. In the second chapter, called "School failure", it was intended to know theories of school failure, to analyze the relationship between school and institutionalized children and young people, and the relationship between teachers and these children. In the second part: Empirical and methodological framework, which begins with the third chapter called "Presentation and methodology", the objectives of this research, the research questions and the analysis model are presented.In the fourth chapter entitled "Research Methods and Procedures", the methods applied in the research and the procedures used are presented. In the fifth chapter called "Presentation and discussion of results" the results of the data collection are presented and analyzed. In addition to the description of the results, a connection with the theoretical framework is made. Finally, the sixth chapter follows with the "Synthesis of results".
Description: Dissertação de Mestrado em Intervenção Social, Inovação e Empreendedorismo apresentada à Faculdade de Economia
URI: http://hdl.handle.net/10316/83486
Rights: openAccess
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