Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/83269
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dc.contributor.advisorRodrigues, João Manuel Coutinho-
dc.contributor.advisorSousa, Nuno Miguel Marques de-
dc.contributor.authorBrito, Sara Isabel Cruz Antunes de-
dc.date.accessioned2018-12-22T19:12:34Z-
dc.date.available2018-12-22T19:12:34Z-
dc.date.issued2017-02-24-
dc.date.submitted2019-01-20-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/83269-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractDesde meados do século XX que o sistema de transporte ferroviário, em várias regiões do Mundo, tem vindo a sofrer uma competição crescente por parte do transporte rodoviário. A construção de novas infraestruturas rodoviárias em detrimento da falta de investimento nas infraestruturas ferroviárias levam assim ao declínio deste sistema de transporte. Contudo, o modo de transporte ferroviário é visto atualmente como um modo de transporte promissor dos pontos de vista económico, energético e ambiental. Integrado em sistemas multimodais, com o transporte marítimo, aéreo e rodoviário, garante funcionalidade, flexibilidade e segurança.Contraditoriamente, o estado atual da rede ferroviária nacional tem vindo progressivamente a perder a sua qualidade, levando à existência de quebras no desempenho, consequentemente com impactes ao nível económico e de serviço. A degradação das características da infraestrutura ferroviária, juntamente com o adiamento de ações de investimento para renovação, para além, da progressiva degradação das linhas ferroviárias, a um aumento considerável dos custos de manutenção. Acentua-se a importância da necessidade de um planeamento de intervenções de investimento na infraestrutura ferroviária, fundamentando a necessidade de uma tomada de decisão, com implicações sob os pontos de vista técnico como económico-financeiro, e indo de encontro à melhoria da qualidade e eficiência, sem nunca deixar de assegurar a segurança e o conforto.O caso de estudo considerado neste trabalho aborda um problema de decisão, no qual são analisadas várias intervenções de renovação necessárias na infraestrutura ferroviária. Envolve um problema real de gestão de ativos da empresa pública Infraestruturas de Portugal, S.A. (IP, S.A.). Usando uma abordagem multicritério (modelo multiobjectivo), após a avaliação do passivo de renovações, pretende-se obter fatores de decisão preponderantes na tomada de decisão, otimizando o plano de intervenções na infraestrutura ferroviária da rede nacional.por
dc.description.abstractSince the mid-twentieth century the railway transport system has suffered from an increase in competition in several parts of the world due to the road transport development. The construction of new road structures and the lack of investment in new railway structures are the main reasons referred to justify for the decline of this transport infrastructure.However, railway transport is actually one of the most promising transportation systems, from an economic, energetic and environmental point of views. When integrated in a multimodal system, linked with sea, air and road transport it becomes a functional, flexible and safe way of travelling. In spite all the recognized benefits of this mode of transport, the state of the national railway system has progressively degraded, leading to breaches in performance, with impacts on an economic level but also on the service provided. The loss of railway infrastructures’ attributes linked to the delay in maintenance and lack of investment, leads not only to a progressive degradation of the railway tracks but also a considerable increase in maintenance costs, emphasizing the importance of planning the investments for interventions on railway systems. Decisions must be justified from technical and economical points of view, leading for improving the quality and efficiency, not forgetting security and comfort aspects. The case study developed throughout this dissertation addresses a decision problem, analysing several interventions for renovations on railway systems. It focuses on a real scenario where the assets of a public company, Infraestruturas de Portugal, S.A. (IP, S.A.), are managed. After the evaluation of the liabilities of renewals, a multiobjective modelling approach is applied in order to shed light on the decision-making process with the aim of optimizing the railway transport systems’ plan of interventions.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsclosedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectTransporte ferroviáriopor
dc.subjectInfraestrutura ferroviáriapor
dc.subjectGestão de infraestruturaspor
dc.subjectAnálise multiobjectivopor
dc.subjectProgramação linear inteira mistapor
dc.subjectRail transporteng
dc.subjectRailway infrastructureeng
dc.subjectInfrastructure managementeng
dc.subjectMultiobjective analysiseng
dc.subjectMixed integer linear programmingeng
dc.titleModo de transporte ferroviário: análise multiobjectivo de intervenções de renovaçãopor
dc.title.alternativeRail transport mode: multiobjective analysis of renovation interventionseng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDEC - FCTUC-
degois.publication.titleModo de transporte ferroviário: análise multiobjectivo de intervenções de renovaçãopor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202125904-
thesis.degree.disciplineEngenharia Civil-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Engenharia Civil-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Civil-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorBrito, Sara Isabel Cruz Antunes de::0000-0002-3013-5753-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriSantos, Fernando Jorge Rama Seabra-
uc.degree.elementojuriAlmeida, Arminda Maria Marques-
uc.degree.elementojuriRodrigues, João Manuel Coutinho-
uc.contributor.advisorRodrigues, João Manuel Coutinho-
uc.contributor.advisorSousa, Nuno Miguel Marques de-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextembargo_99991231-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.deptFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.advisor.parentdeptUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.researchunitINESC Coimbra – Institute for Systems Engineering and Computers at Coimbra-
crisitem.advisor.researchunitINESC Coimbra – Institute for Systems Engineering and Computers at Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-9311-5584-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-2681-5035-
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