Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/83184
Title: Melhoria do Alinhador de Placas LIS
Other Titles: Improvement of the LIS Blanks Aligner
Authors: Santos, Nelson André Silvestre dos 
Orientador: Antunes, Fernando Jorge Ventura
Alves, Richard
Keywords: Anéis de Pistão; Alinhador; Placas; Desalinhamento; Alicate de Torno; Piston Ring; Line-Up Stacker; Blanks; Misalignment; Hand loader
Issue Date: 27-Feb-2017
Serial title, monograph or event: Melhoria do Alinhador de Placas LIS
Place of publication or event: Departamento de Engenharia Mecânica
Abstract: A MAHLE – Componentes de Motores S.A., situada em Murtede, é uma empresa do ramo automóvel que se dedica à fabricação de anéis de pistão.Um dos passos a realizar no processo de fabricação dos anéis é o alinhamento de pacotes de placas de ferro fundido. A MAHLE adquiriu dois novos dispositivos de trabalho para o processo de alinhamento de placas de anéis de pistão. Estes dois novos dispositivos adquiridos eram de um fabricante diferente, aos habitualemte usados. Ao final de algum tempo de trabalho começaram a dar problemas. Começou-se a verificar desajustes no alinhamento das placas.No âmbito da tese de Mestrado em Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra, desenvolveu-se um projeto de otimização de um dispositivo na área de projeto mecânico. Este trabalho, realizado na MAHLE – Componentes de Motores S.A., teve como objetivo a análise e resolução do problema de desalinhamento do pacote das placas de ferro fundido por parte do dispositivo de alinhamento LIS (SIM Inter S.A.).Mais concretamente, pretendia-se descobrir a causa raiz do problema e tomar medidas corretivas de forma a melhorar o processo de alinhamento das placas, de maneira a propiciar ganhos de produtividade e de qualidade na produção de anéis de pistão. Para tal, começou-se por averiguar de onde vinha o problema e qual era o problema exatamente. De seguida, é feita uma análise do problema. Após descobrir que a causa raiz do problema está relacionada com erros de construção do dispositivo, projetou-se alterações estruturais para este. De seguida, são propostas modificações para o problema secundário que tem a ver com erros de operacionalidade do dispositivo, de forma a facilitar e a simplificar o processo de alinhamento. O trabalho finaliza-se com uma análise financeira de avaliação de custos das novas alterações.
The MAHLE - Componentes de Motores S.A., located in Murtede, is an automobile company that is dedicated to the manufacture of piston rings. One of the steps to be performed in the ring manufacturing process is the alignment of packages of cast iron plates.The MAHLE acquired two new working devices for the alignment process of piston ring plates. These two new devices were purchased from a different manufacturer to those commonly used.At the end of some working time they started to give problems, such as plate misalignment.Within the scope of this Master Thesis in Mechanical Engineering at the Faculdade de Ciências e Tecnologias at the Universidade de Coimbra, was the development of an optimization project of a device in the area of a mechanical project.The thesis was performed at MAHLE – Componentes de Motores S.A., having as goal the analysis and resolution of a misalignment problem of the cast iron plates packages of the line-up stacker LIS (SIM Inter S.A.).More specifically, the goal was to discover the source of the problem and take corrective measures to improve the plates alignment process. Such measures would result in an increase of productivity and production quality of the piston rings. After identifying the source of the problem and performing an analysis of it, it was possible to conclude that it was related to construction errors of the device and therefor some structural modifications were proposed. Besides the structural modifications, also some operational alterations ere proposed to facilitate and simplify the alignment process. The work is finalized with a financial analysis of cost evaluation of the proposed alterations.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/83184
Rights: closedAccess
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