Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/83150
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dc.contributor.advisorRoque, Licínio Gomes-
dc.contributor.advisorMarcelino, Maria José Patrício-
dc.contributor.authorRibeiro, Joana Margarida Teixeira-
dc.date.accessioned2018-12-22T19:03:01Z-
dc.date.available2018-12-22T19:03:01Z-
dc.date.issued2017-07-12-
dc.date.submitted2019-01-19-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/83150-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Design e Multimédia apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractActualmente, os dispositivos móveis estão presentes na maioria das actividades humanas. O tablet tornou-se num dispositivo comum, sendo utilizado para tirar fotografias, jogar, criar documentos, aceder à Internet, entre outros. Devido ao acesso à Internet, muitas são as aplicações descarregadas e utilizadas todos os dias, sendo desenvolvidas para os mais diversos fins.Uma das áreas de desenvolvimento de aplicações é a área da educação. Tendo contacto com estes dispositivos desde cedo, as crianças sentem-se à vontade para experimentar e explorar tudo o que as aplicações têm para lhes dar. Muitas aplicações são desenvolvidas com o intuito de ensinar e promover o desenvolvimento de capacidades, promovendo a transmissão de conhecimento de uma forma fácil e descontraída. Dentro da área da educação, têm sido desenvolvidas diversas ferramentas de aprendizagem direccionadas para o ensino da programação em crianças.Esta dissertação consiste na criação de uma aplicação para tablet que tem como função proporcionar o desenvolvimento da lógica associada à programação e da resolução de problemas. Através de um jogo com um enredo simples e com vários níveis, pretende-se dar a conhecer ao jogador alguns elementos da programação, ao mesmo tempo que este desenvolve capacidades, como a resolução de problemas, importantes para o dia-a-dia. (DUPLICADO) Actualmente, os dispositivos móveis estão presentes na maioria das actividades humanas. O tablet tornou-se num dispositivo comum, sendo utilizado para tirar fotografias, jogar, criar documentos, aceder à Internet, entre outros. Devido ao acesso à Internet, muitas são as aplicações descarregadas e utilizadas todos os dias, sendo desenvolvidas para os mais diversos fins.Uma das áreas de desenvolvimento de aplicações é a área da educação. Tendo contacto com estes dispositivos desde cedo, as crianças sentem-se à vontade para experimentar e explorar tudo o que as aplicações têm para lhes dar. Muitas aplicações são desenvolvidas com o intuito de ensinar e promover o desenvolvimento de capacidades, promovendo a transmissão de conhecimento de uma forma fácil e descontraída. Dentro da área da educação, têm sido desenvolvidas diversas ferramentas de aprendizagem direccionadas para o ensino da programação em crianças.Esta dissertação consiste na criação de uma aplicação para tablet que tem como função proporcionar o desenvolvimento da lógica associada à programação e da resolução de problemas. Através de um jogo com um enredo simples e com vários níveis, pretende-se dar a conhecer ao jogador alguns elementos da programação, ao mesmo tempo que este desenvolve capacidades, como a resolução de problemas, importantes para o dia-a-dia.por
dc.description.abstractNowadays, mobile devices are used in our everyday tasks. The tablet has become a day-to-day device used to take photographs, play games, write documents, access the Internet, among many other things. Due to the easy Internet access, thousands of applications are downloaded everyday to fulfill many different needs.One of the areas in application development is Education. Being in contact with this technology from a very young age, children tend to feel comfortable with experimentation and exploration of every kind of application. Many applications are built to teach and develop skills, promoting knowledge in an easy and relaxed way. In the eld of Education many applications have been developed to teach children how to write code.This thesis is about the creation of an application to tablet devices which aims to help the development of logic applied to programming and solving problems. Through the game development, using a simple plot and a level progression system, it is intended to give the player knowledge of programming rules and elements, and at the same time helping to improve their problem solving skills. (DUPLICATE) Nowadays, mobile devices are used in our everyday tasks. The tablet has become a day-to-day device used to take photographs, play games, write documents, access the Internet, among many other things. Due to the easy Internet access, thousands of applications are downloaded everyday to fulfill many different needs.One of the areas in application development is Education. Being in contact with this technology from a very young age, children tend to feel comfortable with experimentation and exploration of every kind of application. Many applications are built to teach and develop skills, promoting knowledge in an easy and relaxed way. In the eld of Education many applications have been developed to teach children how to write code.This thesis is about the creation of an application to tablet devices which aims to help the development of logic applied to programming and solving problems. Through the game development, using a simple plot and a level progression system, it is intended to give the player knowledge of programming rules and elements, and at the same time helping to improve their problem solving skills.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
dc.subjectTabletpor
dc.subjectAplicaçãopor
dc.subjectLógicapor
dc.subjectProgramaçãopor
dc.subjectResolução de Problemaspor
dc.subjectTableteng
dc.subjectApplicationeng
dc.subjectLogiceng
dc.subjectProgrammingeng
dc.subjectProblem Solvingeng
dc.titlePetri Dog - Aplicação lúdica para desenvolvimento da lógica e programação com criançaspor
dc.title.alternativePetri Dog - Application to develop logic and programming skills for childreneng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDepartamento de Engenharia Informática da FCTUC-
degois.publication.titlePetri Dog - Aplicação lúdica para desenvolvimento da lógica e programação com criançaspor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202123170-
thesis.degree.disciplineÁudio-visuais e produção dos media-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Design e Multimédia-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Engenharia Informática-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorRibeiro, Joana Margarida Teixeira::0000-0003-1289-7559-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriCruz, Tiago José dos Santos Martins da-
uc.degree.elementojuriSousa, Bruna Raquel Santos-
uc.degree.elementojuriRoque, Licínio Gomes-
uc.contributor.advisorRoque, Licínio Gomes::0000-0002-1911-2788-
uc.contributor.advisorMarcelino, Maria José Patrício-
uc.controloAutoridadeSim-
item.fulltextCom Texto completo-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairetypemasterThesis-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
crisitem.advisor.researchunitCISUC - Centre for Informatics and Systems of the University of Coimbra-
crisitem.advisor.researchunitCISUC - Centre for Informatics and Systems of the University of Coimbra-
crisitem.advisor.parentresearchunitFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.advisor.parentresearchunitFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-1911-2788-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-1989-5559-
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