Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/83080
Title: Acessibilidade e Atratividade Turística na Região Centro
Other Titles: Accessibility and Touristic Attractiveness in Center Region
Authors: Pereira, Mariana Oliveira 
Orientador: Almeida, Arminda Maria Marques
Sousa, Nuno Miguel Marques de
Keywords: Atratividade; Acessibilidade; Impedância; Análise de Dominância; Turismo; Attractiveness; Accessibility; Impedance; Dominance Analysis; Tourism
Issue Date: 22-Feb-2017
Serial title, monograph or event: Acessibilidade e Atratividade Turística na Região Centro
Place of publication or event: DEC - FCTUC
Abstract: Nos últimos anos, a indústria do turismo adquiriu um papel fundamental em Portugal, nomeadamente ao nível do seu desenvolvimento, fruto do crescente número de turistas a visitar o nosso país. Este desenvolvimento depende fortemente da existência de atrações turísticas e de infraestruturas de transporte para as aceder. Sendo certo que sem atrações não existe turismo, estas apenas podem ser visitadas se existirem infraestruturas que o permitam. Assim sendo, este trabalho visa a identificação das atrações na região Centro, a quantificação da sua atratividade, a quantificação da respetiva acessibilidade e a avaliação do comportamento das infraestruturas de transporte.A atratividade foi avaliada de forma subjetiva - mas da forma mais coerente possível -, numa escala de 0 a 5, através do tipo de importância das atrações (Histórica, Religiosa, Paisagística, Cultural e Saúde/Bem-estar). Embora as atrações tenham sido, numa primeira fase, consideradas de forma isolada, foi considerado o agrupamento de atrações desde que a distância entre elas permitisse o deslocamento pedonal.Por sua vez, a acessibilidade foi estudada através da determinação das distâncias em quilómetros entre as fontes de mobilidade (automóvel, comboio e autocarro) e as atrações. O desconforto associado a cada meio de transporte, e ao longo da distância entre fontes e atrações, foi considerado através do conceito de impedância.Assim, foram determinadas a atratividade e a acessibilidade de cada ponto turístico, maximizando esses critérios através da utilização da análise de dominância, que permitiu definir conjuntos de atrações com diferentes níveis de dominância (frentes de Pareto). As atrações no primeiro nível são suficientemente boas, contudo, as dos níveis seguintes terão de ser analisadas, propondo-se soluções para que possam subir de nível.No final será possível averiguar quais as regiões e municípios que mais beneficiariam com o desenvolvimento das infraestruturas de transporte para o seu complemento com a atividade turística. De igual forma, tentar-se-á averiguar a existência de uma relação entre a atratividade e a acessibilidade das regiões.
In recent years, the tourism industry has played a key role in Portugal, especially in terms of its development, as a result of the growing number of tourists visiting our country. This development depends heavily on the existence of tourist attractions and transport infrastructures to access them. Being certain that without attractions there is no tourism, these can only be visited if there are infrastructures that allow it. Therefore, this work aims to identify attractions in the Central region, quantify their attractiveness, quantify their accessibility and evaluate the behavior of transport infrastructures.The attractiveness was evaluated subjectively - but in the most coherent way possible - on a scale of 0 to 5, through the type of importance of attractions (Historical, Religious, Landscaping, Cultural and Health/Welfare). Although the attractions were, in the first stage, considered in isolation, it was considered the grouping of attractions as long as the distance between them allowed the pedestrian movement.In turn, accessibility was studied by determining distances in kilometers between the sources of mobility (car, train and bus) and attractions. The discomfort associated with each means of transportation, and along the distance between sources and attractions, was considered through the concept of impedance.Thus, the attractiveness and accessibility of each tourist spot were determined, maximizing these criteria through the use of dominance analysis, which allowed to define sets of attractions with different levels of dominance (Pareto fronts). The attractions on the first level are good enough, however, those on the next levels will have to be analyzed, proposing solutions for them to level up.In the end, it will be possible to find out which regions and municipalities would most benefit from the development of transport infrastructures for their complement with the tourist activity. In the same way, it will be tried to ascertain the existence of a relation between the attractiveness and the accessibility of the regions.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Civil apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/83080
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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