Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/82816
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMonteiro, Luís Filipe Silva Gouveia-
dc.contributor.authorBaptista, Ana Rita Espassandim-
dc.date.accessioned2018-12-20T04:45:39Z-
dc.date.available2018-12-20T04:45:39Z-
dc.date.issued2018-10-15-
dc.date.submitted2019-01-19-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/82816-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Jornalismo e Comunicação apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractAs a student of the Master's degree in Journalism and Communication from the Faculty of Letters of the University of Coimbra, I had the opportunity to choose the professional branch in the second year of my Master's Degree and, as such, to undertake an internship in an area of my choice.Thus, this internship report aims to combine the internship experience at SIC, the "home" of which I was part for six months, with the new challenges faced by generalist TVs, compared to the consumption of online television. Also studied are the strategies that are being adopted or not by the entity under analysis (SIC), in order to continue to have weight and influence in today's society.In the preparation of this report, I therefore start by presenting the entity where I completed my internship (SIC), followed by my detailed experience during the six months I belonged to this channel, where I make reference of the editorials where I participated, and and the work carried out there.In a second phase, I proceed to the theoretical contextualization of my work and to the analysis of the concrete data that I collected within the organization, based on the data collected on the SIC hearings and the interview made to the Coordinator of the First Journal, André Antunes.Throughout this report, I will focus on the relevance of journalism and traditional media, with a special focus on television media, their evolution and the need to adapt to the digital world, with new ways of watching video and television content online. Rodrigo Guedes de Carvalho says: "Journalism has already been relegated to a secondary plan, it was once very important for people to feel informed and today many people think they can do without it" (Carvalho, 2018, p.150) Is it really like that?eng
dc.description.abstractEnquanto estudante do Mestrado em Jornalismo e Comunicação, da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, tive a oportunidade de escolher o ramo profissional no segundo ano do meu Mestrado e, como tal, realizar um estágio numa entidade da área à minha escolha. Assim, o presente relatório de estágio tem como objetivo conjugar a experiência de estágio na SIC, “casa” da qual fiz parte durante seis meses, com os novos desafios com que se deparam as televisões generalistas, face ao consumo da televisão online. São ainda estudadas as estratégias que estão a ser adotadas, ou não, pela entidade em análise (SIC), de maneira a continuar a ter peso e influência na sociedade atual. Na elaboração deste relatório, começo portanto, por fazer uma apresentação da entidade onde realizei o meu estágio (SIC), seguido da minha experiência detalhada durante os seis meses em que pertenci a este canal, onde faço referência às editorias de onde fiz parte, bem como aos trabalhos aí realizados. Numa segunda fase, passo à contextualização teórica do meu trabalho e à análise dos dados concretos que recolhi dentro da organização, tendo por base os dados recolhidos sobre as audiências da SIC e a entrevista feita ao coordenador do Primeiro Jornal, André Antunes. Ao longo deste relatório debruço-me sobre a ainda pertinência do Jornalismo e dos meios de comunicação tradicionais, com especial foco nos meios televisivos, na sua evolução e necessidade de readaptação ao mundo digital, com as novas formas de assistir a conteúdos de vídeo e televisão online. Rodrigo Guedes de Carvalho diz: “O jornalismo já foi relegado para um plano secundário, antigamente era muito importante para as pessoas se sentirem informadas e hoje já muita gente pensa que pode prescindir dele” (Carvalho, 2018, p.150) Será mesmo assim?por
dc.language.isopor-
dc.rightsclosedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
dc.subjectnewseng
dc.subjectSICpor
dc.subjecttelevisão generalistapor
dc.subjectonlinepor
dc.subjecttelejornaispor
dc.subjectSICeng
dc.subjectgeneral televisioneng
dc.subjectonlineeng
dc.titleSIC: os desafios da televisão generalista face ao consumo da televisão onlinepor
dc.title.alternativeSIC: the challenges of generalist television in relation to the consumption of online televisioneng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationSIC-
degois.publication.titleSIC: os desafios da televisão generalista face ao consumo da televisão onlinepor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202044114-
thesis.degree.disciplineInformação e Jornalismo-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Jornalismo e Comunicação-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorBaptista, Ana Rita Espassandim::0000-0003-3221-9130-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriSilva, João José Figueira da-
uc.degree.elementojuriMonteiro, Luís Filipe Silva Gouveia-
uc.degree.elementojuriSantos, Maria Clara Moreira Taborda de Almeida-
uc.contributor.advisorMonteiro, Luís Filipe Silva Gouveia-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextembargo_99991231-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat Login
AnaBaptista_ata.pdf345.23 kBAdobe PDFEmbargo Access    Request a copy
Show simple item record

Page view(s) 20

802
checked on Jul 17, 2024

Download(s) 50

371
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons