Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/82697
Title: Aplicação pedagógica do género “resumo” na universidade em moçambique: uma abordagem centrada no desenvolvimento da literacia académica de estudantes de pl2
Other Titles: summary writing aplication in mozambican university settings: an academic literacy approach to L2 students
Authors: Sitoe, Marta Zefanias 
Orientador: Santos, Maria Joana de Almeida Vieira dos
Keywords: Resumo académico; Língua segunda; Literacias académicas; Leitura; Escrita; Academic Summary; Second language; Academic literacies; Reading; Writing
Issue Date: 12-Jul-2018
metadata.degois.publication.title: Aplicação pedagógica do género “resumo” na universidade em moçambique: uma abordagem centrada no desenvolvimento da literacia académica de estudantes de pl2
metadata.degois.publication.location: Universidade Eduardo Mondlane
Abstract: Os processos implicados na produção do resumo académico estão associados a competências de literacia académica cruciais para o sucesso académico. No entanto, o seu domínio não ocorre naturalmente, exigindo ações pedagógicas sistemáticas, programadas e baseadas em princípios pedagógicos cientificamente validados. Em contextos universitários moçambicanos, diferentemente de outros contextos de aquisição e aprendizagem da língua veicular como língua segunda ou língua estrangeira, o ensino deste género textual encontra-se numa fase incipiente, estando em desenvolvimento iniciativas pedagógicas com foco na literacia académica. Neste âmbito, o presente estudo visa fornecer subsídios para tornar mais significativo o tratamento didático dado ao resumo, encarado como uma ferramenta pedagógica que pode contribuir para a superação de problemas de leitura e escrita, potenciais obstáculos ao sucesso académico. Apoiando-se em contribuições teóricas de correntes como Literacias Académicas e Interacionismo Sóciodiscursivo, a investigação visa apontar as principais linhas de ação a serem tomadas no que se refere ao ensino do resumo na universidade. Para alcançar este objetivo, analisou-se (i) o desempenho dos estudantes na produção do resumo com base em um corpus de 36 textos; (ii) o contexto de aprendizagem em que essa produção ocorreu e (iii) a configuração dos resumos em causa. Relativamente ao desempenho dos estudantes, os resultados indicam que abordaram o texto a partir do qual produziram o resumo desprovidos das categorias de análise necessárias para o compreenderem e que, embora conheçam as estratégias implicadas na sua produção, não dispõem dos mecanismos linguísticos necessários para as operacionalizar. O confronto destes resultados com as atividades de ensino no âmbito das quais os resumos foram produzidos revelou não só que o modelo didático adotado apresenta algumas limitações quanto à abrangência de todos os aspetos necessários para o domínio deste género, como também que o tipo de resumo trabalhado é, de certo modo, incompatível com os objetivos pretendidos, carecendo portanto de reformulação e, eventualmente de redefinição no quadro de uma pedagogia de géneros textuais a desenvolver em trabalhos futuros.
The processes involved in the drafting of academic summary are associated with academic literacy skills which are critical to the academic success. However, the mastery of such skills does not occur naturally, it requires systematic and programmed pedagogical actions based on scientifically validated pedagogical principles. Unlike other contexts of acquisition and learning of the transmission language as a second or foreign language, in Mozambican university contexts, the teaching of this textual genre is in an early stage, and pedagogical initiatives with a focus on academic literacy are under development. In this context, this study is aimed at providing support to turn the didactic conception of the academic abstract more meaningful, as a pedagogical tool that can contribute to overcoming reading and writing problems, which stand as potential obstacles to academic success. Relying on the concepts of academic literacy and literacy in general, and on theoretical contributions from Socio-Discursive Interactionism theory, the research aims to identify the main lines of action to be taken with regard to the teaching of academic summary. In order to achieve this goal, we analyzed (i) students' performance in the drafting of an abstract based on a corpus of 36 texts; (ii) the learning context in which this drafting occurred and (iii) the layout of the abstracts in question. Regarding student’s performance, the results reveal that they approached the text, from which they produced the summary, unequipped of analysis skills needed to understand it, and though they might know the strategies involved in the drafting of a summary, they lack the linguistic devices necessary to make it effective. The comparison of these results with the teaching activities from which the summary were produced, not only revealed that the adopted didactic model displays some limitations as regards the comprehensiveness of all necessary aspects for the mastery of this genre, but also reveals that the type of summary produced is, to a certain extent, incompatible with the aims to be achieved, and therefore they need to be reformulated and possibly redefined in the context of a pedagogy of textual genres to be developed in future.
Description: Dissertação de Mestrado em Português como Língua Estrangeira e Língua Segunda (PLELS) apresentada à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/82697
Rights: openAccess
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