Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/82587
Title: Employer Brand e os seus determinantes: A perspetiva dos atuais colaboradores
Other Titles: Employer Brand and its determinantes: The current employees' perspective
Authors: Ferreira, Cátia Andreia Coimbra Rodrigues 
Orientador: Costa, João Pedro Dias Fontes da
Keywords: Employer Brand; Antecedentes; Consequentes; Lealdade à Marca Empregador; Confiança Organizacional; Employer Brand; Antecedents; Consequents; Employer Brand Loyalty; Organizational Trust
Issue Date: 26-Sep-2017
Serial title, monograph or event: Employer Brand e os seus determinantes: A perspetiva dos atuais colaboradores
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: O conceito de Employer Brand tem ganho cada vez mais importância na chamada economia do conhecimento. A tendência é para que os recursos se tornem todos replicáveis, de organização para organização, devido ao avanço tecnológico. No entanto, as pessoas são o recurso valioso, raro, inimitável e sustentável que pode contribuir para a vantagem competitiva de uma empresa, diferenciando-a das demais. Neste contexto, o Employer Brand torna-se fundamental na medida em que contribui para a lealdade, a satisfação e a performance individual dos colaboradores, bem como para a performance organizacional. Dada a importância do tema para a gestão, a presente dissertação tem como objetivo apresentar um modelo concetual que identifique os antecedentes e consequentes do Employer Brand, da perspetiva dos atuais colaboradores. A identificação dos determinantes do Employer Brand permitirá às empresas focar os seus esforços na construção da sua marca de uma forma eficaz e eficiente.Para a validação do modelo foram recolhidos dados primários através de um questionário online, o qual foi aplicado a uma amostra de 360 pessoas. Os resultados corroboraram a literatura no que diz respeito à multidimensionalidade do Employer Brand, na medida em que este é um conceito complexo. De acordo com Biswas e Suar (2014) este conceito é composto pelo Brand Equity, decomposto em Brand Endorsement, Comportamento Consistente com a Marca e Fidelidade à Marca (King et al., 2012), pelo Engagement e pela Atração e Retenção de Talento. Foi possível verificar que o Prestígio Externo Percebido representa a variável que influencia todas as dimensões que constituem o Employer Brand e que, por outro lado, os Benefícios Económicos não têm impacto em nenhuma das dimensões do Employer Brand. Os restantes antecedentes do Employer Brand, nomeadamente, os Benefícios Funcionais relacionados com a Tarefa e com o Desenvolvimento, os Benefícios Psicológicos, o Suporte Organizacional Percebido e a Confiança Organizacional influenciam pelo menos uma das dimensões do Employer Brand. Quanto à Satisfação no Trabalho, à Performance no Trabalho, à Performance Organizacional Percebida e à Lealdade à Marca Empregador todas sofrem influência de pelo menos três das cinco dimensões do Employer Brand.
The Employer Brand concept has gained even more importance in the so called knowledge economy. The trend is that resources are replicable, from organization to organization, due to the technological advance. However, the people are a valuable, rare, inimitable and a sustainable resource that can contribute to the competitive advantage of a company, differentiating it from the others. Thus being said the Employer Brand became essential because it contributes to employees loyalty, satisfaction and individual performance, as well as organizational performance.Given the importance of this subject for the management, the present dissertation aims to come up with a conceptual framework that identifies the antecedents and consequents of Employer Brand, from the current employees’ perspective. The identification of the Employer Brand determinants will allow companies to focus their efforts in the brand’s construction in a more effective and efficient way.To validate the model primary data was collected through an online survey, which was applied to a sample of 360 people. The results corroborated the literature regarding Employer Brand multidimensionality, acknowledging the complexity of the concept. According to Biswas e Suar (2014) this concept is comprised by Brand Equity, decomposed into Brand Endorsement, Brand Consistent Behavior and Brand Allegiance (King et al., 2012), by Engagement and by Attraction and Retention of Talents. It was possible to verify that Perceived External Prestige represents the variable that influence all the Employer Brand dimensions and, on the other hand, the Economic Benefits have no impact on any of the Employer Brand dimensions. The remaining Employer Brand antecedents, namely, the Functional Benefits related to the Tasks and to the Development, the Psychological Benefits, the Perceived Organizational Support and the Organizational Trust influence at least one of the Employer Brand dimensions. Regarding Job Satisfaction, Job Performance, Perceived Organizational Performance and Employer Brand Loyalty they all suffer influence of at least three of the five Employer Brand dimensions.
Description: Dissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de Economia
URI: https://hdl.handle.net/10316/82587
Rights: openAccess
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