Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/82576
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dc.contributor.advisorSilva, João José Figueira da-
dc.contributor.authorFangueiro, Barbara da Graça-
dc.date.accessioned2018-12-20T04:24:26Z-
dc.date.available2018-12-20T04:24:26Z-
dc.date.issued2018-07-20-
dc.date.submitted2019-01-19-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10316/82576-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Jornalismo e Comunicação apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractNum contexto marcado pelo progresso tecnológico, as alterações na área da Comunicação e da Informação têm aumentado na última década. A Internet veio promover e alargar a generalização de novas tendências, complexificando-se as formas de relacionamento e o atual panorama do Jornalismo. A revolução das sociedades modernas, num crescente desenvolvimento da Sociedade da Informação, modificou a produção de notícias em massa, levando a uma rápida expansão das agências noticiosas na produção de conteúdos para o online. Surgem novos e diversos tipos de conteúdos e fontes, com o intuito de assegurar a multiplicidade da informação que não está ao alcance dos órgãos de comunicação social tradicionais. Assim, as agências noticiosas são, cada vez mais, confrontadas com a necessidade de manterem os leitores atualizados.Por sua vez, os jornalistas devem acompanhar as alterações desta era digital e tornarem-se multifacetados para conseguirem responder às necessidades específicas dos consumidores. No presente trabalho, procederemos à análise do Jornalismo de agência na atualidade, com especial destaque para a influência da Agência Lusa no contexto mediático português. Os dois capítulos iniciais são constituídos pelo enquadramento teórico sobre o jornalismo de agência na era digital e as agências de notícias como fontes de informação. O terceiro e último capítulo deste trabalho apresenta as principais atividades, oportunidades e restrições, enquanto estagiária na secção da Cultura da Agência Lusa.Posto isto, o principal objetivo deste relatório centra-se na reflexão e posterior adoção de uma atitude crítica face à experiência do estágio curricular, decorrido entre os dias 20 de fevereiro e 19 de maio de 2017 na Lusa – Agência de Notícias de Portugal, S.A..por
dc.description.abstractIn a context marked by technological progress, changes in the area of Communication and Information have increased in the last decade. The Internet has promoted and extended the generalization of new trends, becoming more complex the forms of relationship and the current panorama of Journalism.The revolution of modern societies, in a growing development of the Information Society, modified the production of mass news, leading to a fast expansion of news agencies in the production of content for the online.There are new types of content and sources, with the aim of ensuring the multiplicity of information that is not available in the traditional media. Thus, news agencies are increasingly confronted with the need to keep readers up to date. In that turn, journalists must follow the changes in this digital era and become multi-faceted in order to meet the specific needs of consumers. In the present work, we will analyze the agency journalism nowadays, with special emphasis on the influence of the Lusa Agency in the Portuguese media context.The initial two chapters consist of the theoretical framework on agency journalism in the digital age and news agencies as sources of information. The third and final chapter of this work presents the main activities, opportunities and constraints, while trainee in the Culture section of the Lusa Agency.Therefore, the main objective of this report focuses on the reflection and subsequent adoption of a critical attitude to the experience of the curricular internship, which took place between February 20 and May 19, 2017 at Lusa - Agência de Notícias de Portugal, SA.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectAgências noticiosaspor
dc.subjectAgência Lusapor
dc.subjectJornalismopor
dc.subjectInternetpor
dc.subjectNews agencieseng
dc.subjectLusa Agencyeng
dc.subjectJournalismeng
dc.subjectInterneteng
dc.titleJORNALISMO DE AGÊNCIA NA ATUALIDADE: Reflexões de um estágio na Agência Lusapor
dc.title.alternativeNEWS AGENCIES IN NOWADAYS: Reflections of an internship at the Lusa Agencyeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Letras da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleJORNALISMO DE AGÊNCIA NA ATUALIDADE: Reflexões de um estágio na Agência Lusapor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202044211-
thesis.degree.disciplineInformação e Jornalismo-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Jornalismo e Comunicação-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorFangueiro, Barbara da Graça::0000-0002-0144-4178-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriVargues, Isabel Maria Guerreiro Nobre-
uc.degree.elementojuriSilva, João José Figueira da-
uc.degree.elementojuriMiranda, João Manuel Santos-
uc.contributor.advisorSilva, João José Figueira da-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.fulltextCom Texto completo-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
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