Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/82554
Title: O Património Mundial da UNESCO em Portugal Continental e a Animação Turística: uma proposta de roteiro cultural para a empresa Go!Leisuree & Heritage
Other Titles: UNESCO's World Heritage in Continental Portugal and Touristic Entertainment: a suggestion of a cultural tour for the company Go! Leisure & Heritage
Authors: Guerreiro, Carmen de Jesus Colaço 
Orientador: Nunes, João Paulo Cabral de Almeida Avelãs
Keywords: Património Cultural Mundial; Portugal; Turismo Cultural; Animação Turística; Roteiros Culturais; Cultural World Heritage; Portugal; Cultural Tourism; Tourist Entertainment; Cultural Tours
Issue Date: 2-Nov-2018
Serial title, monograph or event: O Património Mundial da UNESCO em Portugal Continental e a Animação Turística: uma proposta de roteiro cultural para a empresa Go!Leisuree & Heritage
Place of publication or event: Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Abstract: O presente Relatório de Estágio resulta de seis meses de atividade prática na empresa de animação turística dedicada sobretudo à realização de visitas guiadas - Go! Leisure & Heritage - em Coimbra, no âmbito do 2º Ano do Curso de 2º Ciclo em Património Cultural e Museologia, ramo de Gestão e Programação, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. O Património Mundial classificado pela UNESCO tem trazido inúmeros impactos aos locais, sendo um deles o aumento do turismo e do número de turistas culturais tanto nos bens classificados como nos locais onde estes se inserem. A procura de um local e o aumento do turismo cultural levam a que esse local se desenvolva enquanto destino turístico e por consequência a um crescimento de atividades e de empresas de animação turística, de forma a que a oferta se ajuste à procura turística, satisfazendo as necessidades de um turista cada vez mais consciente, exigente e curioso, tendo sempre em conta a preservação e conservação dos recursos. É importante ter sempre em conta um turismo sustentável que não prejudique o próprio património, o meio ambiente nem a comunidade local, garantindo assim a preservação das suas caraterísticas identitárias. Para garantir esta sustentabilidade, o animador, neste caso guia- intérprete, assume um papel fundamental enquanto gestor e programador mas também mediador de diferenças culturais e responsável por transmitir ideias de proteção dos bens, locais e ainda o respeito pela comunidade local. Isto contribuiu para a escolha da empresa, já referida como instituição acolhedora de Estágio, para estudo de caso específico desta análise e para o acompanhamento e desenvolvimento do meu projeto.Estes são assuntos abordados ao longo deste trabalho, bem como analisarei o Estágio na sua vertente prática e a empresa em si. No final é apresentado o meu projeto de Estágio que assenta na programação de um roteiro cultural que integra os bens materiais e imateriais classificados como Património Mundial pela UNESCO em Portugal Continental, temática de visita mais procurada pelos clientes da empresa em questão, com a duração de onze dias, pensado, criado e desenvolvido para a empresa onde ocorreu o estágio, com base nos meus conhecimentos teóricos e práticos adquiridos ao longo da minha formação académica.
The following report is a product of a six months practical activity in a touristic company focused mostly on guided tours – Go! Leisure & Heritage – in Coimbra, within the second year of Masters in Cultural Heritage and Museology, field of activity in Programming and Management, in Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.World Heritage ranked by UNESCO has brought numerous impacts to places, one of them being an increase in tourism and the number of cultural tourists not only in ranked assets but also places in which those assets are embedded. The search for a site and the increase on cultural tourism make that place develop as a holiday destination, and therefore touristic activities and companies grow as well. This helps the place adjust to what tourists are looking for to satisfy the needs of an even more conscious, demanding and curious tourist, always taking into consideration the preservation and conservation of resources. It’s important to keep in mind a sustainable tourism that won’t damage the heritage, the environment or the locals to preserve its identity. The guide-interpreter must assume an important part as manager, programmer, mediator of cultural differences and be responsible for sharing the values of protection of the assets, places and respect for the locals, in order to uphold this sustainability. All of the above helped me choose the previously mentioned company to specifically do a case study of this analysis and to accompany and develop my project. I will analyse the practical part of the internship and the company itself along with the previously mentioned subjects. By the end, I will present my internship project, which is a cultural tour based on the most popular material and immaterial assets in Continental Portugal, ranked as World Heritage by UNESCO. This tour will have a total duration of elven days and it’s custom made for the company where I undertook the internship, based on my theoretical and practical knowledge acquired throughout the course of my academic studies.
Description: Relatório de Estágio do Mestrado em Património Cultural e Museologia apresentado à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/82554
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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