Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/82457
Other Titles: Vênus Caôzeira : uma personagem conceitual
Vênus Caôzeira : conceptual character
Authors: Lima, Raísa Inocêncio Ferreira 
Orientador: Umbelino, Luís António Ferreira Correia
Keywords: Filosofia francesa contemporânea; Estética; Geofilosofia; Personagem conceitual; Cartografias subjetivas; Contemporary French Philosophy; Aesthetics; Geophilosophy; Caracter conceptual; Subjective cartographies
Issue Date: 9-Jul-2018
Place of publication or event: filosofia estética
Abstract: A dissertação visa em um primeiro momento uma reconstituição da metodologia de cartografia subjetiva em Deleuze e Guattari, apresentando o exemplo cartográfico proposto por Suely Rolnik e, finalement, na criação de um personagem conceitual nomeado como Venus Caôzeira. Esta abordagem deve ser entendida através da apresentação da metodologia presente no livro Cartografias Sentimentais: Transformações Contemporâneas do Desejo (sem Tradução), escritas por Suely Rolnik.Neste texto, Rolnik se baseia na géofilosofia de Deleuze e Guattari, tanto pela criação de personagens que traçam o plano de consistência e o plano de imanência do conceito e os respectivos investimentos de desejo, tanto pela conceituação dos três movimentos do desejo ou três linhas da vida: linhas de territorialização, linha de reterritorialização / simulação e linhas de desterritorialização / fuga. De acordo com Rolnik, os três movimentos do desejo estão no âmbito da reflexão sobre o que a geofilosofia trata enquanto devires e desejos, visualizando a paisagem psico-social específica e, no nosso caso a paisagem psico-social feminina.Suely Rolnik nos dará a criação de vinte e sete personagens conceituais em torno da análise do desejo feminino e de suas práticas amorosas. Nesta dissertação, nos concentraremos especificamente em dois desses personagens: o coronel-em-nós e a noivinha-antropófaga-tropicalista-carnavalesca.Os dois personagens conceituais incorporam essas linhas de desejo de acordo com seu modo de vida e suas políticas de subjetivação. Para mostrar a representação feminina no caráter conceitual coronel-em-nós usamos a figura mitológica da Vênus porque ela simboliza a forma tradicional da representação feminina. A segunda parte trata da figura da noivinha antropófaga tropicalista, descrita como a personagem capaz de criar novas subjetividades.Usando os personagens conceituais e análise do desejo feminino propostas por Suely Rolnik (Coronel-em-nós e noivinha antropófoga-tropicalista-carnavalista), a nossa ambição é revelar universos descoloniais femininos e feministas brasileiros, por meio do corpo teórico de Deleuze e Guattari com os personagens conceituais e a metodologia da cartografia sentimental.
The dissertation aims at a first moment a reconstitution of the methodology of subjective cartography in Deleuze and Guattari, presenting the cartographic example proposed by Suely Rolnik and, finally, in the creation of a conceptual personage named Venus Caôzeira.This approach should be understood through the presentation of the methodology present in the book Sentimental Cartographies: Contemporary Transformations of Desire (without Translation), written by Suely Rolnik.In this text, Rolnik draws on the genius of Deleuze and Guattari, both for the creation of characters that trace the plane of consistency and the plane of immanence of the concept and the respective inversions of desire, both for the conceptualization of the three movements of desire or three lines of life: lines of territorialization, reterritorialization / simulation line and lines of deterritorialization / escape. According to Rolnik, the three movements of desire are in the scope of reflection on what geophilosophy treats as devires and desires, visualizing the specific psycho-social landscape and, in our case, the female psycho-social landscape.Suely Rolnik will give us the creation of twenty-seven conceptual characters around the analysis of feminine desire and its loving practices. In this dissertation, we will focus specifically on two of these characters: the colonel-in-us and the anthropophagous-tropical-carnival-bride.The two conceptual characters incorporate these lines of desire according to their way of life and their politics of subjectivation. To show the female representation in the conceptual character colonel-in-us we use the mythological figure of Venus because it symbolizes the traditional form of female representation. The second part deals with the figure of the tropicalist anthropophagous bride, described as the person capable of creating new subjectivities.Using the conceptual characters and analysis of feminine desire proposed by Suely Rolnik (Colonel-in-us and anthropophagous-tropicalist-carnivalist boyfriend), our ambition is to reveal Brazilian female and Brazilian feminist decolonial universes, through the theoretical body of Deleuze and Guattari with the conceptual characters and the methodology of sentimental cartography.
Description: Dissertação de Mestrado Erasmus Mundus: Filosofias Francesa e Alemã no Espaço Europeu apresentada à Faculdade de Letras
URI: https://hdl.handle.net/10316/82457
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Raisa_VFinal.pdf1.45 MBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 50

405
checked on Jul 17, 2024

Download(s) 50

439
checked on Jul 17, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons