Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/82321
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dc.contributor.advisorCosta, João Pedro Dias Fontes da-
dc.contributor.authorAraujo, Emmanuelle Nunes Brederode-
dc.date.accessioned2018-12-20T03:50:29Z-
dc.date.available2018-12-20T03:50:29Z-
dc.date.issued2017-09-26-
dc.date.submitted2019-01-19-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/82321-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Marketing apresentada à Faculdade de Economia-
dc.description.abstractThe development of the Internet has given place to a new form of communication between the companies and the consumers: virtual brand communities. The emergence of these communities is a current and relevant theme, and for this reason, the present research has as central objective investigate the Brand Equity as antecedent of the value co-creation in virtual brand communities in the market of new luxury. The methodology used in this present study was, at first, a research for theoretical bases with the intention of deepen the studies on virtual brand communities, market of new luxury, Brand Equity and value co-creation. Several scientific articles were selected, as well as books related to the theme. Quantitative research was then performed. A data was collected through a questionnaire available printed and online. 340 responses were obtained, of which 215 were from people who had acquired new luxury in the selected period and 125 had not, allowing a self-indulgence analysis on the total sample. Data analysis was performed with the help of specific statistical analysis tools. The findings allow the reader to perceive the behavior of new-luxury consumers in online brand communities. It was possible to identify that Brand Equity, in general, is not an antecedent of the value co-creation in the context of the virtual brand communities - however, brand loyalty was revealed as an antecedent in the processes of the value co-creation and the community engagement. The research also indicated that the consumption of new luxury goods is related to self-indulgence. There is also a positive and significant relationship between community engagement, consumer participation, electronic word-of-mouth and value co-creation. This contribution allows a better understanding in the role of value co-creation and its antecedents and consequent in the mapping of consumer behavior.eng
dc.description.abstractO crescimento do uso da internet deu origem a uma nova forma de comunicação entre as empresas e os consumidores: as comunidades virtuais de marca. O surgimento destas comunidades é um tema atual e relevante, e por isso a presente pesquisa tem como principal objetivo investigar o Brand Equity como antecedente da co-criação de valor nas comunidades virtuais de marca no mercado de novo luxo. A metodologia utilizada nesta dissertação foi, primeiro, uma busca por bases teóricas com o intuito de aprofundar os estudos sobre comunidades virtuais de marca, mercado de novo luxo, Brand Equity e co-criação de valor. Foram selecionados diversos artigos científicos, além de livros relacionados com o tema. Em seguida foi realizada uma pesquisa quantitativa. Os dados foram recolhidos através de um questionário disponibilizado on-line e em versão impressa. Foram obtidas 340 respostas – dessas, 215 foram de pessoas que haviam consumido novo luxo no período selecionado e 125 não o havia feito, o que permite uma análise de auto-indulgência sobre a amostra total. A análise dos dados foi realizada com o auxílio de ferramentas específicas de análise estatística. As conclusões permitem ao leitor ter uma noção sobre o comportamento dos consumidores de novo luxo nas comunidades de marca on-line. Identificou-se que o Brand Equity, no geral, não é antecedente da co-criação de valor no contexto das comunidades virtuais de marca – no entanto a lealdade à marca se revelou como antecedente nos processos de co-criação de valor e do engajamento na comunidade. A pesquisa indicou ainda que o consumo de bens de novo luxo está relacionado com a auto-indulgência. E também que existe uma relação positiva e significativa entre o engajamento na comunidade, a participação do consumidor, o passa-palavra eletrônico e a co-criação de valor. Este contributo permite um melhor conhecimento do papel da co-criação de valor e dos seus antecedentes e consequentes no mapeamento do comportamento do consumidor.por
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectBrand Equitypor
dc.subjectco-criação de valorpor
dc.subjectnovo luxopor
dc.subjectcomunidades virtuais de marcapor
dc.subjectBrand Equityeng
dc.subjectvalue co-creationeng
dc.subjectnew luxuryeng
dc.subjectvirtual brand communitieseng
dc.titleO brand equity como antecedente da co-criação de valor nas comunidades virtuais de marca: um estudo sobre o mercado de novo luxopor
dc.title.alternativeTHE BRAND EQUITY AS AN ANTECEDENT TO CO-CREATION VALUE IN A VIRTUAL BRAND COMMUNITIES: A STUDY ON THE NEW LUXURY MARKETeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCoimbra-
degois.publication.titleO BRAND EQUITY COMO ANTECEDENTE DA CO-CRIAÇÃO DE VALOR NAS COMUNIDADES VIRTUAIS DE MARCA: UM ESTUDO SOBRE O MERCADO DE NOVO LUXOpor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202110567-
thesis.degree.disciplineMarketing-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Marketing-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Economia-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorAraujo, Emmanuelle Nunes Brederode::0000-0001-7624-3103-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriGodinho, Pedro Manuel Cortesão-
uc.degree.elementojuriCoelho, Arnaldo Fernandes Matos-
uc.degree.elementojuriCosta, João Pedro Dias Fontes da-
uc.contributor.advisorCosta, João Pedro Dias Fontes da-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
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