Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/82183
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorMachado, Ana Maria Silva-
dc.contributor.advisorDomingues, João da Costa-
dc.contributor.authorSerra, Ana Sofia de Almeida Ribeiro Vaz-
dc.date.accessioned2018-12-20T03:34:03Z-
dc.date.available2018-12-20T03:34:03Z-
dc.date.issued2018-02-08-
dc.date.submitted2019-01-21-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/82183-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractAtravés de um Estudo de Caso apresenta-se uma reflexão acerca da compreensão leitora, em Português Língua Materna, e da forma como as metodologias apresentadas em aula, por parte do professor, contribuíram para a compreensão dos conteúdos do programa, em Francês Língua Estrangeira. Com base nas didatizações utilizadas em aula no decorrer do ano letivo, reflete-se sobre o seu contributo para uma melhor leitura do texto literário e para uma eficaz aprendizagem da língua. Desta forma, depois de uma contextualização socioeducativa, quer do espaço escolar, quer das turmas onde foi realizada a prática pedagógica, numa segunda parte, o relatório compreende um enquadramento teórico, bem como as atividades realizadas durante a prática letiva supervisionada. As ponderações finais reportam-se à forma como os recursos utilizados poderão ter contribuído, num contexto específico, para uma maior compreensão da leitura, em Português Língua Materna, e para a compreensão e consequente aquisição de novas competências comunicativas, em Francês Língua Estrangeira. A reflexão sobre os resultados obtidos permite concluir que as estratégias de compreensão a utilizar em sala de aula, pelos docentes e pelos discentes, assumem especial importância no que diz respeito à compreensão e análise do texto, tornando os alunos melhores leitores e aproximando-os do texto literário. A compreensão em língua estrangeira torna os alunos capazes de comunicar, tendo-os aproximado de uma língua que lhes era estranha. Palavras-chave: Compreensão; Estratégias; Leitura; Leitor; Ensino-aprendizagem.por
dc.description.abstractThis is a reflection based on a Case Study of reading comprehension skills in Portuguese mother tongue, and how in class teaching methodologies helped understand the content of the French foreign language curriculum. Looking into the didactic methods implemented in the classroom during the school year, the paper addresses the contribution thereof to improved reading of the literary text and effective language learning. Consequently, after a necessarily brief social-educational contextualization of the school space, the educational project that has been promoted and the classroom where the teaching takes place, located in Coimbra, in the second part the report provides a in-depth theoretical framework about the meaning and importance of reading, comprehension and reading comprehension and describes the activities carried out in one academic year under supervised teaching. The findings address the way the resources used may have helped, in a specific context, towards better reading comprehension in Portuguese mother tongue, and to the understanding and subsequent learning of new communication skills in French foreign language. A reflection on the findings allow us to conclude that the comprehension strategies used in the classroom by teachers and students play an important part in text comprehension and analysis, helping students to become better readers and drawing them to the literary text. Comprehension in the foreign language enables students to communicate, bringing them closer to a language that was strange to them. Keywords: Comprehension; Strategies; Reading; Reader; Teaching-learning.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectCompreensãopor
dc.subjectEstratégiaspor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectLeitorpor
dc.subjectEnsino-aprendizagempor
dc.subjectComprehensioneng
dc.subjectStrategieseng
dc.subjectReadingeng
dc.subjectReadereng
dc.subjectTeaching-learningeng
dc.titleA Compreensão em Português Língua Materna e em Francês Língua Estrangeirapor
dc.title.alternativeComprehension in Portuguese as a First Language and in French as a second languageeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCoimbra-
degois.publication.titleA Compreensão em Português Língua Materna e em Francês Língua Estrangeirapor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202044149-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Português e de Língua Estrangeira no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário, nas áreas de especialização de Alemão ou de Espanhol ou de Francês ou de Inglês-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSerra, Ana Sofia de Almeida Ribeiro Vaz::0000-0001-6453-0877-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriCarecho, Judite Manuela Silva Nogueira-
uc.degree.elementojuriFernandes, Anabela Santos-
uc.degree.elementojuriDomingues, João da Costa-
uc.contributor.advisorMachado, Ana Maria Silva-
uc.contributor.advisorDomingues, João da Costa-
uc.controloAutoridadeSim-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.deptFaculty of Arts and Humanities-
crisitem.advisor.deptFaculty of Arts and Humanities-
crisitem.advisor.researchunitCLP - Centre of Portuguese Literature-
crisitem.advisor.researchunitCLP - Centre of Portuguese Literature-
crisitem.advisor.orcid0000-0003-4392-2999-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-9762-2196-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
AnaSerra_versaofinal.pdf8.58 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

585
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

735
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons