Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/81902
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dc.contributor.advisorNunes, Adélia Jesus Nobre-
dc.contributor.authorMarques, Jorge Vitor Festas-
dc.date.accessioned2018-12-20T02:56:26Z-
dc.date.available2018-12-20T02:56:26Z-
dc.date.issued2018-10-23-
dc.date.submitted2019-01-21-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/81902-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras-
dc.description.abstractThe purpose of this work is to implement the use of geographic information technologies during the learning process and how they contribute to the improvement of learning and building a successful course for students. This was developed in the domain: "The Earth: Studies and Representations" and in the subdomain: "The location of the different elements of the terrestrial surface". This theme was directed to students of the 7th grade of schooling.Taking into account the geographically competent citizen and marked by the constructivist paradigm, we valued the collaboration of students in their learning, elaborating for this purpose the didactic unit with diversified educational experiences and didactic resources that were based essentially on the use of Google earth and the materials that supported its application.After the implementation of our subdomain, and of the success obtained, it was verified that it was necessary to continue: a) to value the teaching-learning process at the time of its evaluation; b) to carry out activities in an autonomous and creative way, mobilizing geographical knowledge; c) promote the development of the ability to think geographically, that is, to integrate in a spatial context the various elements of place, region, world.The purpose of this work is to implement the use of geographic information technologies during the learning process and how they contribute to the improvement of learning and building a successful course for students. This was developed in the domain: "The Earth: Studies and Representations" and in the subdomain: "The location of the different elements of the terrestrial surface". This theme was directed to students of the 7th grade of schooling.Taking into account the geographically competent citizen and marked by the constructivist paradigm, we valued the collaboration of students in their learning, elaborating for this purpose the didactic unit with diversified educational experiences and didactic resources that were based essentially on the use of Google earth and the materials that supported its application.After the implementation of our subdomain, and of the success obtained, it was verified that it was necessary to continue: a) to value the teaching-learning process at the time of its evaluation; b) to carry out activities in an autonomous and creative way, mobilizing geographical knowledge; c) promote the development of the ability to think geographically, that is, to integrate in a spatial context the various elements of place, region, world.eng
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho consiste na implementação das tecnologias de informação geográfica durante o processo de ensino/aprendizagem e de que forma estas contribuem para a melhoria das aprendizagens e para a construção de um percurso de sucesso dos alunos. Este foi desenvolvido no domínio: “A Terra: Estudos e Representações” e no subdomínio: “A localização dos diferentes elementos da superfície terrestre”. O mesmo foi dirigido aos alunos de uma turma do 7º ano de escolaridade.Tendo em conta o cidadão geograficamente competente e balizados pelo paradigma construtivista, valorizamos a colaboração dos alunos nas suas aprendizagens, elaborando para o efeito a unidade didática com experiências educativas diversificadas e com recursos didáticos que se baseavam essencialmente na utilização do Google earth e nos materiais que apoiavam a sua implementação. Finda a implementação do nosso subdomínio, e face ao sucesso obtido tendo em conta os resultados positivos, verificou-se que era necessário continuar a: a) valorizar o processo de ensino-aprendizagem, no momento da sua avaliação; b) realizar atividades de forma autónoma e criativa, mobilizando conhecimentos geográficos; c) promover o desenvolvimento da aptidão para pensar geograficamente, isto é, integrar num contexto espacial os vários elementos do lugar, região, Mundo.O objetivo deste trabalho consiste na implementação das tecnologias de informação geográfica durante o processo de ensino/aprendizagem e de que forma estas contribuem para a melhoria das aprendizagens e para a construção de um percurso de sucesso dos alunos. Este foi desenvolvido no domínio: “A Terra: Estudos e Representações” e no subdomínio: “A localização dos diferentes elementos da superfície terrestre”. O mesmo foi dirigido aos alunos de uma turma do 7º ano de escolaridade.Tendo em conta o cidadão geograficamente competente e balizados pelo paradigma construtivista, valorizamos a colaboração dos alunos nas suas aprendizagens, elaborando para o efeito a unidade didática com experiências educativas diversificadas e com recursos didáticos que se baseavam essencialmente na utilização do Google earth e nos materiais que apoiavam a sua implementação. Finda a implementação do nosso subdomínio, e face ao sucesso obtido tendo em conta os resultados positivos, verificou-se que era necessário continuar a: a) valorizar o processo de ensino-aprendizagem, no momento da sua avaliação; b) realizar atividades de forma autónoma e criativa, mobilizando conhecimentos geográficos; c) promover o desenvolvimento da aptidão para pensar geograficamente, isto é, integrar num contexto espacial os vários elementos do lugar, região, Mundo.por
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
dc.subjectGeografia escolarpor
dc.subjectGoogle earthpor
dc.subjectLocalização absolutapor
dc.subjectTecnologias de informação geográficapor
dc.subject7º ano de escolaridadepor
dc.subjectGeographic coordinateseng
dc.subjectGoogle eartheng
dc.subjectTeaching Geographyeng
dc.subjectTechnologies of geographic informationeng
dc.subject7th Gradeeng
dc.titleO Google Earth na sala de aula de Geografiapor
dc.title.alternativeGoogle Earth in the Geography classroomeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFaculdade de Letras da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleO Google Earth na sala de aula de Geografiapor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202044793-
thesis.degree.disciplineFormação de Professores em áreas disciplinares específicas-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Letras-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorMarques, Jorge Vitor Festas::0000-0001-6485-5137-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriCastro, Maria de Fátima Grilo Velez de-
uc.degree.elementojuriNunes, Adélia Jesus Nobre-
uc.degree.elementojuriAlmeida, António Campar de-
uc.contributor.advisorNunes, Adélia Jesus Nobre-
uc.controloAutoridadeSim-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.grantfulltextopen-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitCEGOT – Centre of Studies on Geography and Spatial Planning-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-8665-4459-
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