Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/81625
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorGil, Bruno Ricardo Abrantes-
dc.contributor.authorPaulo, Ana Isabel Ferreira Neves-
dc.date.accessioned2018-12-08T00:21:54Z-
dc.date.available2018-12-08T00:21:54Z-
dc.date.issued2018-03-21-
dc.date.submitted2019-01-21-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/81625-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractA maqueta é considerada um elemento chave durante o processo de projeto, tanto na profissão de arquiteto, como ao longo do percurso do estudante. Durante o desenvolvimento do projeto, este instrumento tridimensional, vai desempenhando diferentes funções. Funciona não só como um objeto que estimula a conceção de ideias, como também, devido ao ser caráter de objeto de representação, auxilia o arquiteto na comunicação para com os outros. Estes modelos a três dimensões permitem uma aproximação à materialização do edifício, bem como, da cor, textura, proporção/ escala dos componentes em sintonia com o espaço e luz. Uma das principais preocupações quando encontrada a “forma tridimensional” desejada é ainda a de encontrar a imagem que nela representa e projeta a ideia e a atmosfera que se procuram transmitir para determinado espaço, recorrendo à fotografia da maqueta. É necessário pegar e avançar neste tema, pois levanta a questão do porquê de a maqueta, nos dias de hoje com a variedade de meios tecnológicos desenvolvidos e à disposição, continuar a ser instrumento essencial nas escolas de arquitetura e no trabalho de alguns arquitetos que defendem fortemente a importância da sua utilização. É importante compreender as vantagens que se retiram da maquete física face aos métodos virtuais. Arquitetos como Peter Zumthor, o atelier Caruso St John e, o atelier ARX, em Portugal, devido aos diferentes métodos e abordagens particulares que utilizam neste instrumento, são alvo de estudo nesta dissertação.por
dc.description.abstractThe model is considered a key element during the process of a project, either in the profession of an architect and throughout in the course of a student too. During the development of the project, these three dimensional instrument performs different functions. It works, not only as an object that stimulates the conception of ideas, but also, because it has the feature of an object of representation, it can assist the architect during the communication with others. These three dimensional models allow an approach to the materialization of the building, as well as the colour, texture, proportion / scale of the components in line with space and light. One of the main concerns, when the desired "three-dimensional shape" is created, is finding the image which projects the idea and atmosphere that tries to transmit to a given space, using the photograph of the model.This topic is relevant because it comes up with the question of why the physical model, nowadays with so many technological tools developed and available, continues to be an essential instrument in the schools of architecture and during the work of some architects who defend the importance of its use. It is important to understand the advantages that they can take from the physical model versus virtual methods. Architects such as Peter Zumthor, atelier Caruso St John and atelier ARX, in Portugal, due to the different methods and particular approaches used in this instrument, are the subject of study in this dissertation.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectmaquetapor
dc.subjectconceçãopor
dc.subjectperceçãopor
dc.subjectprojetopor
dc.subjectprocessopor
dc.subjectmodeleng
dc.subjectconceptioneng
dc.subjectperceptioneng
dc.subjectprojecteng
dc.subjectprocesseng
dc.titleItinerâncias instrumentais da Maqueta: conceção, perceção, representaçãopor
dc.title.alternativeInstrumental itineraries of the model: conception, perception, representationeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationFCTUC-
degois.publication.titleItinerâncias instrumentais da Maqueta: conceção, perceção, representaçãopor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202058336-
thesis.degree.disciplineArquitectura-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Arquitetura-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Arquitectura-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorPaulo, Ana Isabel Ferreira Neves::0000-0001-8665-5021-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriCordeiro, Armando Manuel de Castilho Rabaça Correia-
uc.degree.elementojuriGil, Bruno Ricardo Abrantes-
uc.degree.elementojuriCorreia, Luís Miguel Maldonado de Vasconcelos-
uc.contributor.advisorGil, Bruno Ricardo Abrantes-
uc.controloAutoridadeSim-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.languageiso639-1pt-
item.openairetypemasterThesis-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
crisitem.advisor.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.advisor.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-5669-5444-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
Ana Isabel Paulo.pdf3.91 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

552
checked on Oct 15, 2024

Download(s) 50

667
checked on Oct 15, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons