Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/81604
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dc.contributor.advisorSardo, Delfim José Gomes Ferreira-
dc.contributor.authorSantos, Ana Filipa Jesus-
dc.date.accessioned2018-12-08T00:19:20Z-
dc.date.available2018-12-08T00:19:20Z-
dc.date.issued2017-07-20-
dc.date.submitted2019-01-22-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/81604-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Estudos Curatoriais apresentado ao Colégio das Artes-
dc.description.abstractEste relatório tem por base o trabalho desenvolvido durante o estágio curricular com a Coleção da Caixa Geral de Depósitos - Fundação Culturgest. No âmbito do mestrado em Estudos Curatoriais, do Colégio das Artes, da Universidade de Coimbra. por trás de uma exposição tem o objetivo, pretende não apenas de descrever as atividades acompanhadas e desenvolvidas durante o estágio no âmbito da exposição Quarto de Espanto – em torno na Coleção Caixa Geral de Depósitos, e de procurar compreender a abordagem concetual desta exposição, mas também sobre o papel do curador.Propõe-se a analisar a prática curatorial, atendendo às dinâmicas entre o curador e os vários profissionais que fazem uma exposição, procurando sempre um entendimento sobre a importância da valorização dessas relações.O relatório pretende descrever os principais projetos e atividades realizados durante o estágio, com uma análise mais aprofundada à curadoria da exposição Quarto de Espanto – em torno da Coleção Caixa Geral de Depósitos. A estrutura organizativa da dissertação divide-se em três grandes partes, concebidas do geral para o particular: o colecionismo institucional de arte contemporânea, as atividades desenvolvidas no estágio e a prática curatorial de Bruno Marchand para a exposição Quarto de Espanto enquanto caso de estudo.Primeiramente, e sob forma de contextualização irá ser abordado colecionismo institucional (bancário) de arte contemporânea: onde se pretende compreender sumariamente os motivos que levam os investidores bancários a colecionarem arte contemporânea, particularizando para o caso da Coleção Caixa Geral de Depósitos – Fundação Culturgest.No segundo capítulo vai ser abordado o estágio e as atividades desenvolvidas dentro das rotinas na Coleção.O último capítulo trata do caso de estudo deste relatório, procura ser uma investigação que assume a particularidade de se debruçar sobre uma situação específica, neste caso o ciclo Espanto, particularmente a exposição Quarto de Espanto – em torno da Coleção Caixa Geral de Depósitos, procurando contribuir para uma compreensão global desta exposição e aquilo que lhe está subjacente conceptualmente: a contextualização do projeto, o processo curatorial conceptual do curador, uma entrevista com o curador Bruno Marchand, o processo de seleção de obras e artefactos, a produção da exposição e o posicionamento crítico sobre esta.Esta dissertação pretende ser um relatório do que acontece por trás de uma exposição e de que forma a curadoria vive através de diferentes áreas: colecionismo, conservação da arte contemporânea, produção e gestão, apoiando-me na experiência pessoal e atividades desenvolvidas ao longo de todo o estágio com a Culturgest.por
dc.description.abstractThis report is based on the work developed during the internship with the Art Collection of Caixa Geral de Depósitos - Culturgest Foundation, for my master's degree in Curatorial Studies, College of Arts, University of Coimbra.The objective of por trás de uma exposição is not only to describe the activities accompanied and developed during the internship for the exhibition Quarto de Espanto – em torno da Coleção Caixa Geral de Depósitos and research the concetual approach of it, but also the role of the curator.It proposes to analyze the curatorial practice, given the dynamics between the curator and the various professionals who make an exhibition, looking for an understanding about a value of those of relations.The organizational structure of the dissertation is divided into three major parts, conceived from the general to the particular: the institutional collection of contemporary art, the activities developed in the internship and the curatorial practice of Bruno Marchand for the exhibition Quarto de Espanto as a case study.First, and in the form of contextualization, institutional (banking) collectivism of contemporary art will be approached: where it is intended to briefly understand the reasons that lead bank investors to collect contemporary art, particularizing for the case of the Caixa Geral de Depósitos Collection - Culturgest Foundation.In the second chapter will be approached the stage and activities developed within the routines in the Collection.The last chapter deals with the case study of this report. It seeks to be an investigation that takes on the particularity of looking at a specific situation, in this case, the Espanto cycle, particularly the Quarto de Espanto exhibition - em torno da Caixa Geral de Depósitos Collection, looking for contribute to a global understanding of this exhibition and what is conceptually underpinning it: the contextualisation of the project, the curatorial conceptual process of the curator, an interview with the curator Bruno Marchand, the selection of works and artifacts, the production of the exhibition and the Critical position on this.This dissertation aims to be a report of what happens behind an exhibition and how curators live through different areas: collecting, preserving contemporary art, production and management, based on personal experience and activities developed throughout the internship with Culturgest.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/-
dc.subjectColeção de Artepor
dc.subjectCaixa Geral de Depósitospor
dc.subjectExposiçãopor
dc.subjectCuradorpor
dc.subjectMultidisciplinaridadepor
dc.subjectArt collectioneng
dc.subjectCaixa Geral de Depósitoseng
dc.subjectExhibitioneng
dc.subjectCuratoreng
dc.subjectMultidisciplinarityeng
dc.titlepor trás de uma exposição Caso de Estudo: Quarto de Espanto – em torno da Coleção Caixa Geral de Depósitospor
dc.title.alternativebehind an exhibition Case Study: Quarto de Espanto – em torno da Coleção Caixa Geral de Depósitoseng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationCulturgest-
degois.publication.titlepor trás de uma exposição Caso de Estudo: Quarto de Espanto – em torno da Coleção Caixa Geral de Depósitospor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202058115-
thesis.degree.disciplineArtes-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Estudos Curatoriais-
uc.degree.grantorUnitColégio das Artes-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorSantos, Ana Filipa Jesus::0000-0002-2471-4716-
uc.degree.classification16-
uc.degree.presidentejuriCarvalho, António José Olaio Correia de-
uc.degree.elementojuriSardo, Delfim José Gomes Ferreira-
uc.degree.elementojuriAntunes, Joana Filipa da Fonseca-
uc.contributor.advisorSardo, Delfim José Gomes Ferreira-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
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