Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/81600
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dc.contributor.advisorGil, Bruno Ricardo Abrantes-
dc.contributor.authorAlves, Joana-
dc.date.accessioned2018-12-08T00:18:00Z-
dc.date.available2018-12-08T00:18:00Z-
dc.date.issued2017-09-08-
dc.date.submitted2019-01-20-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/81600-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractO carro assume-se como um meio de transporte essencial numa cidade moderna, tendo esta sofrido inúmeras mudanças para dar resposta às potencialidades do automóvel, criando novas dinâmicas urbanas. Afirmar que o automóvel foi a invenção que provocou a maior transformação de sempre nas cidades será talvez a forma mais breve e pragmática de justificar a profunda lógica de evolução e modificação que pauta esta dissertação. Esta nova era trouxe consigo a necessidade de adaptação de garagens, tema que se evidencia de grande valor ao entender que a sua utilidade sempre foi assumida, desde a sua invenção aos dias de hoje, pela capacidade de organização do espaço da rua e da mobilidade da cidade. Os silos, com efeito, têm lugar na arquitetura como uma nova tipologia, desenhando-se com características especificas ao seu programa, que lhes permitem traduzir, na sua forma, uma lógica cronológica, tornando-se representativos dos movimentos e das linguagens arquitetónicas que se praticam em cada época.Sendo estruturas que resumem em si a era da máquina e o Movimento Moderno, tanto pelo seu programa totalmente dedicado à máquina como pela sua arquitetura, tornam-se um ponto de partida importante para a identificação de problemas da cidade atual. Concluindo com o caso português, na cidade do Porto, com o exemplo de duas propostas de épocas distintas, onde figuram a Garagem d’O Comércio do Porto (1929/1932) e a Praça de Carlos Alberto (2001), propõe-se entender o silo enquanto mediador de questões de mobilidade bem como a sua relação com temas como a interação humana ou as dinâmicas do espaço publico.por
dc.description.abstractThe car claims itself as the essential means of transportation in a modern city, which has suffered numerous changes in order to answer to all the potential of the automobile, creating new urban dynamics. Declaring that the automobile was the invention that provoked the biggest transformation ever in cities is maybe the most light and pragmatic way of justifying the profound logic of evolution and modification that is key in this thesis.This new era brought the necessity of adaptation of garages, theme that evidences itself of great value given by its utility, always accepted, since its invention until today, for its capacity to provide street space organization and better mobility to the city. This kind of parking, called silos, thus have a place in the architecture world as a new typology, with specific drawing characteristics to its program, that allows them to translate, in its form, a chronological logic, becoming representative of the movements and languages that are practiced in each epoch. Being structures that can translate the whole machine era and the Modern Movement, given by its type of program, totally dedicated to the machine, as for its architecture, it became an important starting point to the identification of some of the problems in the cities of the present. Concluding with the Portuguese case, in Oporto city, with the example of two propositions of distinct epochs, where we have Garagem d’O Comércio do Porto (1929/1932) and Praça de Carlos Alberto (2001), we propose the understanding of the silo as a mediator to mobility questions as well as its relation with themes like the human interaction or the public space dynamics.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/-
dc.subjectAutomóvelpor
dc.subjectSilopor
dc.subjectUrbanismopor
dc.subjectMobilidadepor
dc.subjectOrganizaçãopor
dc.subjectAutomobileeng
dc.subjectSiloeng
dc.subjectUrbanismeng
dc.subjectMobilityeng
dc.subjectOrganizationeng
dc.titleA Garagem Urbana: Apontamentos acerca da mobilidade na evolução das cidadespor
dc.title.alternativeThe Urban Garage: Thoughts about mobility in the evolution of citieseng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationUC - Departamento de Arquitetura-
degois.publication.titleA Garagem Urbana: Apontamentos acerca da mobilidade na evolução das cidadespor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202057593-
thesis.degree.disciplineArquitectura-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Arquitetura-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Arquitectura-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorAlves, Joana::0000-0002-0388-568X-
uc.degree.classification16-
uc.degree.presidentejuriMoniz, Gonçalo Esteves de Oliveira do Canto-
uc.degree.elementojuriGil, Bruno Ricardo Abrantes-
uc.degree.elementojuriGrande, Nuno Alberto Leite Rodrigues-
uc.contributor.advisorGil, Bruno Ricardo Abrantes-
uc.controloAutoridadeSim-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.researchunitCES – Centre for Social Studies-
crisitem.advisor.parentresearchunitUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.orcid0000-0001-5669-5444-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
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