Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/81569
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorPerdigão, Fernando Manuel dos Santos-
dc.contributor.authorFerreira, Hugo Jose de Sousa-
dc.date.accessioned2018-12-08T00:12:15Z-
dc.date.available2018-12-08T00:12:15Z-
dc.date.issued2016-09-20-
dc.date.submitted2019-01-20-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/81569-
dc.descriptionDissertação de Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia-
dc.description.abstractUma leitura fluente é uma atividade complexa e processo de aprendizagem difícil, que requer o recurso a múltiplas tarefas e necessita de uma resposta quase imediata. A fluência de leitura adequada é uma habilidade crucial para um ser humano na nossa sociedade moderna, e é principalmente adquirida na escola primária.Uma leitura fluente é um processo caracterizado por um ritmo acelerado, aparentemente sem esforço, autônomo e inconsciente. A fluência oral de leitura é expressa e caracterizada por três componentes diferentes, o ritmo de leitura ou a velocidade da mesma, a precisão na leitura e sua expressividade.Para uma criança entre 6 e 10 anos alcançar as metas curriculares proposta é necessária uma tremenda perda de tempo de trabalho do professor com cada criança ao seu encargo. Neste ponto a ciência e tecnologia está pronta para o resgate. Um sistema, usado tanto como um tutor, ou avaliador, que avalie automaticamente a fluência de leitura das crianças pode salvar aos professores precioso tempo e ao mesmo tempo melhorar a capacidade de leitura das crianças.As crianças tendem a incorrer em várias difluências, que são normais uma vez que ainda estão a aprender a ler. Um sistema para avaliação automática da capacidade de leitura de uma criança deve ser capaz de distinguir corretamente as palavras bem pronunciadas das palavras com difluências e também para fornecer estatísticas que caracterizem adequadamente fluência oral de leitura. .por
dc.description.abstractReading fluently is a complex activity and challenging learning process, that requires multitasking and an almost immediate speech response. Proper reading fluency is a crucial skill for a human being in a modern society, and it is mostly acquired in primary school. Reading fluently is characterized by an accelerated, seemingly effortless, autonomous and unconscious process. Oral reading fluency is manly express in three different components, reading rate or speed, reading accuracy and reading expressiveness. For a child between 6 and 10 years old to achieve the curricular goals, precious teacher’s working time must be dispended with each child. In this point science and technology comes to the rescue. A system, used as a tutor, training or evaluator, to automatically assess the oral reading fluency of children’s can save the teachers precious time and at the same time improving the children’s reading ability. Children tend to incur in several disfluencies, which are normal since they are still learning to read. A system to automatically assess a child’s reading ability must be able to distinguish correctly pronounced words from those with disfluencies, and also to provide with features that proper characterize oral reading fluency. .eng
dc.language.isoeng-
dc.rightsopenAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/-
dc.subjectFeaturespor
dc.subjectCapacidade de Leitura de Criançaspor
dc.subjectPosteriorgramaspor
dc.subjectDeteção de Difluênciaspor
dc.subjectReconhecedores de Fonemaspor
dc.subjectFeatureseng
dc.subjectChildren's Reading Abilityeng
dc.subjectPosteriorgrameng
dc.subjectDetection of Disfluencieseng
dc.subjectPhonemes Recognizerseng
dc.titleSystem for Automatic Assessment of Reading Ability of Childreneng
dc.title.alternativeSistema para avaliação automática da capacidade de leitura de criançaspor
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationDEEC-
degois.publication.titleSystem for Automatic Assessment of Reading Ability of Childreneng
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202056716-
thesis.degree.disciplineEngenharia Electrotécnica e de Computadores-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores-
uc.degree.grantorUnitFaculdade de Ciências e Tecnologia - Departamento de Eng. Electrotécnica e de Computadores-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorFerreira, Hugo Jose de Sousa::0000-0001-8485-0456-
uc.degree.classification17-
uc.degree.presidentejuriCruz, Luís Alberto da Silva-
uc.degree.elementojuriLopes, Carla Alexandra Calado-
uc.degree.elementojuriPerdigão, Fernando Manuel dos Santos-
uc.contributor.advisorPerdigão, Fernando Manuel dos Santos-
uc.controloAutoridadeSim-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.openairetypemasterThesis-
item.languageiso639-1en-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.cerifentitytypePublications-
crisitem.advisor.deptFaculty of Sciences and Technology-
crisitem.advisor.parentdeptUniversity of Coimbra-
crisitem.advisor.researchunitIT - Institute of Telecommunications-
crisitem.advisor.orcid0000-0002-8980-1992-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat
HugoFerreiraDissertation_v2.pdf1.96 MBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Page view(s) 50

466
checked on Apr 23, 2024

Download(s) 50

439
checked on Apr 23, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons