Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/81512
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSardo, Delfim José Gomes Ferreira-
dc.contributor.authorLuz, Ana Clara Pina-
dc.date.accessioned2018-12-08T00:05:36Z-
dc.date.available2018-12-08T00:05:36Z-
dc.date.issued2018-09-28-
dc.date.submitted2019-01-19-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/81512-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Estudos Curatoriais apresentada ao Colégio das Artes-
dc.description.abstractO presente relatório surge na sequência do estágio curricular realizado no âmbito do Mestrado em Estudos Curatoriais do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra, que teve como entidade de acolhimento a NC-arte (espaço da Fundação Neme), sediado em Bogotá. Organização de foro privado, actuante no âmbito da educação e cultura, a NC-arte assume como sua missão promover o desenvolvimento das artes plásticas e visuais no contexto colombiano. Estabelecendo como ponto de partida a apresentação desta instituição e a sua respectiva estrutura organizativa interna, assim como o contexto sociocultural onde esta opera, é dado particular enfoque à actividade desenvolvida pelo Projecto Educativo, tanto no âmbito das exposições realizadas na NC-arte como a título independente, fora deste espaço. Propõe-se, posteriormente, uma análise do processo curatorial da NC-arte, tomando como ponto de referência principal a exposição conjunta do Colectivo Maski e Luis Camnitzer, Falto de Palabra. Finalmente, e derivado das questões que vão sendo levantadas ao longo do relatório relativas à práctica da mediação artística e aos cruzamentos entre arte e pedagogia, procede-se a uma breve reflexão em redor do termo “ Educational Turn ” no contexto da arte contemporânea. Partindo sobretudo do pensamento de Luis Camnitzer e analisando, paralelamente, distintas perspectivas de outros autores, procuram tecer-se algumas considerações acerca do potencial que reside na intersecção das áreas artística e educativa.por
dc.description.abstractThis report follows a six month curricular internship conducted at NC-arte (a cultural space based in Bogota), and it is focused, primarily, on the exhibition Falto de Palabra (Absence of Word) held at this institution between the months of February and April 2018.NC-arte is a non-profit private organisation that assumes as focal points the fields of education and culture. The aim of this institution is to contribute to the development of fine arts within the colombian context. Departing from the presentation of NC-arte and its internal organizational structure, as well as the socio-cultural context in which it operates, a more detailed emphasis is given, afterwards, to the work developed by the Educational Project of this space, both in the aim of exhibitions and independently.We then proceed to a further analysis of the curatorial process which led to the collective exhibition Falto de Palabra by artists Colectivo Maski and Luis Camnitzer. This exhibition attempted to display different approaches to the concepts of "indoctrination" versus "possible futures".Finally, and as a result of the issues raised throughout this report regarding artistic mediation as practice and the intersections between art and pedagogy, we present a brief reflection around the term “Educational Turn” in the context of contemporary art. Analysing, simultaneously, Luis Camnitzer's own views on this subject as well as other authors', we attempt to present some considerations on the potential that lies in the action of crossing the artistic and educational fields.eng
dc.language.isopor-
dc.rightsclosedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectArte contemporâneapor
dc.subjectCuradoriapor
dc.subjectMediação artísticapor
dc.subjectArte e Educaçãopor
dc.subjectContemporary Arteng
dc.subjectCuratingeng
dc.subjectArtistic Mediationeng
dc.subjectArt and Educationeng
dc.titleLugar do Comum: Relatos de uma experiência na NC-artepor
dc.title.alternativeCommon' place: Reporting an experience at NC-arteeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationNC-arte-
degois.publication.titleLugar do Comum: Relatos de uma experiência na NC-artepor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202058182-
thesis.degree.disciplineArtes-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Estudos Curatoriais-
uc.degree.grantorUnitColégio das Artes-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorLuz, Ana Clara Pina::0000-0003-0225-6985-
uc.degree.classification19-
uc.degree.presidentejuriQuintais, Luís Fernando Gomes da Silva-
uc.degree.elementojuriSardo, Delfim José Gomes Ferreira-
uc.degree.elementojuriGrande, Nuno Alberto Leite Rodrigues-
uc.contributor.advisorSardo, Delfim José Gomes Ferreira-
item.languageiso639-1pt-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.grantfulltextembargo_99991231-
item.fulltextCom Texto completo-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairetypemasterThesis-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat Login
RELATORIO_ANA_CLARA_LUZ_ENTREGA_FINAL_13_set_.pdf12.88 MBAdobe PDFEmbargo Access    Request a copy
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons