Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/81509
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorCarvalho, José Augusto Maçãs da Silva-
dc.contributor.authorGarcia, Vítor José Ramos-
dc.date.accessioned2018-12-08T00:05:26Z-
dc.date.available2018-12-08T00:05:26Z-
dc.date.issued2017-09-26-
dc.date.submitted2019-01-20-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/81509-
dc.descriptionRelatório de Estágio do Mestrado em Estudos Curatoriais apresentado ao Colégio das Artes-
dc.description.abstractThe aim of this dissertation is to focus on the analysis of the documentation and diffusion process of artwork through photography, giving importance to a type of photographic register that, without having a negative effect on its documental purpose, can be rightfully considered as an artistic approach. With this in mind, special attention will be given to the analysis of the properties of light, the control mechanisms that allow its adjustment on the photography equipment, as well as the use of auxiliary lighting in the exhibition area. After a brief historical contextualization of the documental use of photography when it was first invented, there is an examination of the technical aspects of the act of photography which constitute the theoretical substantiation of the photographical approach that is proposed. Among other relevant issues to this assignment, the first section also discusses perception, the development of the methods of mechanical reproduction, the ways of seeing a work of art that, through photography, are not just representations of reality, as well as the framework, that provides a particular insight. Attention is also given to the way light and shadow have been interpreted and exploited, in particular in the artistic field. As a practical supplement to this theoretical description, the second part of this dissertation consists of a photographic essay, where at least two images are presented: one which is as close as possible from what the observer sees in the exhibition area, and another which consists in the interpretation of the artistic object through light modulation.eng
dc.description.abstractEsta dissertação centra-se na análise do processo de documentação e difusão da obra de arte por meio da fotografia, valorizando-se um tipo de registo fotográfico que, sem prejudicar a sua intenção documental, pode constituir por si mesmo uma abordagem artística. Nesse sentido, será dada atenção especial à análise das propriedades da luz, ao controlo dos mecanismos que permitem o seu ajustamento no equipamento fotográfico, bem como à utilização de iluminação auxiliar no espaço expositivo. Após um breve enquadramento histórico da utilização documental da fotografia nos primeiros tempos da sua invenção, procede-se ao exame dos aspectos técnicos do acto de fotografar que constituem a fundamentação teórica da abordagem fotográfica que propomos. Entre outras questões relevantes para este trabalho, discutem-se também nesta primeira parte a percepção, a evolução dos métodos de reprodução técnica, os modos de ver a obra de arte que, através da fotografia, não são apenas representações da realidade, bem como o enquadramento, que promove uma forma particular de olhar. Presta-se igualmente atenção ao modo como a luz e a sombra têm sido interpretadas e exploradas, em especial no domínio artístico. Como complemento prático deste percurso teórico, a segunda parte da dissertação constitui um ensaio fotográfico, no qual se propõem pelo menos duas imagens: uma tão próxima quanto possível do que o observador vê no espaço expositivo, e uma outra que é uma interpretação do objecto artístico realizada através da modelação de luz.por
dc.language.isopor-
dc.rightsclosedAccess-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectFotografiapor
dc.subjectRecepção da obra de artepor
dc.subjectPercepçãopor
dc.subjectIluminaçãopor
dc.subjectLuz e sombrapor
dc.subjectPhotography Light and Shadow.eng
dc.subjectWork of Art’s Receptioneng
dc.subjectPerceptioneng
dc.subjectLightingeng
dc.subjectLight and Shadoweng
dc.titleA recepção da obra de arte pela fotografiapor
dc.title.alternativeThe reception of artwork through photographyeng
dc.typemasterThesis-
degois.publication.locationColégio das Artes da Universidade de Coimbra-
degois.publication.titleA recepção da obra de arte pela fotografiapor
dc.peerreviewedyes-
dc.identifier.tid202058174-
thesis.degree.disciplineArtes-
thesis.degree.grantorUniversidade de Coimbra-
thesis.degree.level1-
thesis.degree.nameMestrado em Estudos Curatoriais-
uc.degree.grantorUnitColégio das Artes-
uc.degree.grantorID0500-
uc.contributor.authorGarcia, Vítor José Ramos::0000-0002-2350-3204-
uc.degree.classification18-
uc.degree.presidentejuriCarvalho, António José Olaio Correia de-
uc.degree.elementojuriSardo, Delfim José Gomes Ferreira-
uc.degree.elementojuriCarvalho, José Augusto Maçãs da Silva-
uc.contributor.advisorCarvalho, José Augusto Maçãs da Silva-
item.openairetypemasterThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextembargo_99991231-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
Files in This Item:
File Description SizeFormat Login
Dissertacao2017_VitorGarcia.pdf28.87 MBAdobe PDFEmbargo Access    Request a copy
Show simple item record

Page view(s) 50

563
checked on Jul 16, 2024

Download(s) 50

381
checked on Jul 16, 2024

Google ScholarTM

Check


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons