Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/81506
Title: Compartimento Móvel: Uma experiência contemporânea em movimento
Other Titles: Mobile Compartment: A contemporary experience on the move
Authors: Fadeev, Alexander
Orientador: Ribeiro, João de Lima Mendes
Pousada, Pedro Filipe Rodrigues
Keywords: Mobilidade; Espaço mínimo; Flexibilidade; Ergonomia; Viagem e Protótipo; Mobility; Minimum space; Flexibility; Ergonomics; Journey and Prototype
Issue Date: 12-Sep-2018
Serial title, monograph or event: Compartimento Móvel: Uma experiência contemporânea em movimento
Place of publication or event: Departamento de Arquitetura da Universidade de Coimbra
Abstract: Os efeitos da Revolução Industrial refletem-se em diversos âmbitos da vida contemporânea, sendo o respetivo progresso tecnológico o verdadeiro responsável. Nesse sentido, é no ramo da arquitetura que sentimos – de forma substancialmente superior às outras artes plásticas – os avanços que, desde meados do século XVIII, permitiram uma mudança radical nas formas e métodos representativos da arquitetura. Sem dúvida que os novos materiais industriais como o vidro, o ferro, o betão e o plástico, foram preponderantes para alargar o conceito de arquitetura, dando lugar a diversos protótipos na segunda metade do século XX, nomeadamente no período pós-guerra. Como tal, repensar a questão da habitação tornou-se uma prioridade e um novo desafio para os arquitetos desse período, evidenciando progressivamente a importância do espaço mínimo. Associados à redução espacial ao mínimo e às implicações tecnológicas introduzidas no doméstico, surgiram outros conceitos adjacentes, como pré-fabricação, ergonomia, flexibilidade, mobilidade e sustentabilidade. Nesse sentido, a introdução do automóvel no quotidiano, a alteração dos padrões de desenhos centrados no corpo do homem e uma alteração nas relações familiares ao longo do século XX, foram os responsáveis pela introdução desses conceitos no espaço doméstico. Da mesma forma, outras medidas foram aplicadas no período pós-guerra – como o direito ao descanso semanal e o direito a férias – que levaram à utilização dos mais variados transportes para a realização de viagens de curta e longa distância e, consequentemente, o contacto entre diversas culturas. O tema da viagem adquire então grande relevância, sendo que ainda hoje se mantem como uma necessidade do ser humano, não só para a aquisição de novos conhecimentos, como também para escapar temporariamente à confusão dos grandes centros urbanos, de forma a encontrar uma maior proximidade com a natureza e consequente paz espiritual. Para concluir, com base nos principais conceitos arquitetónicos referidos, é desenvolvido um protótipo concetual que procura dar continuidade à fluidez dos movimentos na era contemporânea.
The results of the Industrial Revolution had repercussions in different areas of the contemporary life. Consequently, the technological progress seems to have been the dominant factor for it. Therefore, it is in the field of architecture that we can feel – more substantially than in other forms of arts – the improvements since the middle of the 18th century, that have allowed a greater change in the forms and methods of architecture. With the advent of the new industrial materials such as glass, iron, concrete and plastic, different kinds of steel, paint, textiles, plywood’s, were important to broaden and bring into a critical point the concept of architecture, generating several prototypes in the second half of the 20th century, especially in the post-war period. Therefore, rethinking the matter of housing has become a priority and a challenge for the architects of that period, highlighting the importance of minimum space. Associated with it and in conjunction with the technology sharp invasion of the domestic realm (electricity has been the main power source for many of the technical daily operations occurring in the kitchen space for instance), other new concepts emerged, such as mobility, flexibility, ergonomics, sustainability and prefabrication. Therefore, the introduction of cars as main mean of conveyance, the transformation of the design proportions centred in the human body and the change in familiar relationships through the 20th century, were responsible for introducing these concepts in the domestic space. In a similar manner, other measures were applied in the post-war period – such as the right for weekly rest and holiday entitlement – that lead to the use of a wide variety of transports for short and long-distance trips and, consequently, the interaction between different cultures. The concept of journey acquires a higher importance, remaining as a basic need of the human being, not only to acquire new knowledges, but also to escape on a temporary basis from the noisiness of the crowded urban centres, to find a greater connection with nature and achieve spiritual peace. In summary, based on the previously mentioned architectural concepts, it was developed an experimental prototype that explores the continuity of the fluid movements in the contemporary era.
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/81506
Rights: embargoedAccess
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