Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/81500
Title: Rearticular Sines com a Costa Alentejana
Other Titles: REARTICULATE SINES WITH ALENTEJO COAST
Authors: Martins, Alexandre Miguel dos Santos 
Orientador: Santarém, João Paulo Mendes Seiça da Providência
Keywords: Sines; vocação; barreiras urbanas; estruturas portuárias; rearticulação territorial; Sines; profession; urban barriers; port structures; territorial rearticulation
Issue Date: 13-Sep-2018
Serial title, monograph or event: REARTICULAR SINES COM A COSTA ALENTEJANA
Place of publication or event: Departamento de Arquitetura
Abstract: Sines é uma pequena cidade situada na costa alentejana a cerca de 100 quilómetros a sul de Lisboa, implantada num planalto junto ao mar, que é marcado pela presença de uma baía abrigada a norte pela arriba que serve de embasamento à cidade. Esta baía, ao representar uma articulação privilegiada do lugar com o mar, constitui uma peça fundamental na identificação de vocações pelos diversos povos que daquele território se apropriaram. Ao longo da história, as vocações foram dando origem à criação de diversos eixos de articulação do lugar com o território, estruturando-o e ordenando o crescimento da malha urbana. No entanto, em meados dos anos 70 do século 20 a localização privilegiada deste lugar na costa atlântica da Península Ibérica, associada ao potencial para transporte marítimo das águas profundas, possibilitaram o planeamento de um porto intercontinental. Ao ser consumada a ordem de construção, surgem estruturas portuárias e industriais em torno da cidade que limitam e condicionam o seu crescimento, representando um conjunto de barreiras urbanas. Estas barreiras, para além de gerarem alterações profundas na morfologia do terreno e criarem uma nova escala no território, (alterando irreversivelmente o carácter natural da envolvente), representam um corte na continuidade dos eixos transversais às vocações sobretudo à vocação de veraneio de Sines e da sua costa a Sul. No presente trabalho é apresentado um projeto de rearticulação territorial partindo da reinterpretação dos eixos antigos, tem como objetivo atenuar o impacto que o complexo portuário e industrial teve, tem e previsivelmente terá no território, considerando os atuais planos de expansão da área portuária dando resposta as problemáticas que surgiram na cidade resultantes da sua construção.
Sines is a small city located on the Alentejo coast around one hundred kilometres from Lisbon. It is set on a plateau by the sea. The distinguishing feature is a northwards sheltered bay which serves as a base of the city. This bay, a privileged link to the sea, has always played a fundamental role in the choosing of professions by the people living in the area. Throughout history, these professions gave rise to the creation of numerous transit routes, leading to the layout and growth of the urban area. Throughout the seventies Sines was earmarked to be a major port and industrial complex. Port and industrial complexes proliferated around the city, modifying and limiting the city’s growth, acting as urban barriers. These barriers, apart from causing profound changes in the terrain’s structure and altering the scale of the region (irreversibly changing its natural character), represent a cutting off of the transverse axes of importance to previous occupations. In the current dissertation it's presented an articulation project set on the reinterpretation of previously settled routes with the objective of lessening the impacts that the industrial activity had, and possibly, will have on the area, keeping in mind the ongoing harbour expansion plans we identify the negative outcome it had on the city structure. .
Description: Dissertação de Mestrado Integrado em Arquitetura apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
URI: https://hdl.handle.net/10316/81500
Rights: closedAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado

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