Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/80583
Title: Crianças vítimas de acidentes de viação : padrões de mortalidade e sistemas de retenção
Authors: Moreno, Filipa Isabel de Almeida 
Orientador: Mendonça, Maria Cristina Nunes de
Keywords: Acidentes de trânsito; Mortalidade; Criança
Issue Date: Mar-2011
Abstract: Introdução: A maioria das mortes de crianças nas estradas europeias poderia ser evitada caso o nível de segurança rodoviária fosse superior em todos os países. Segundo a European Transport Safety Council, a mortalidade infantil por acidente rodoviário tem diminuído em Portugal. Vários factores têm contribuído para esse facto, incluindo o uso obrigatório de sistemas de retenção para crianças, que, segundo estudos observacionais realizados pela Associação para a Protecção e Segurança Infantil, tem vindo a aumentar. Estes dispositivos mostraram diminuir a probabilidade de lesões crânio-meníngeo-encefálicas, a principal causa de morte nestes casos. Objectivos: Pretende-se analisar os padrões de mortalidade de crianças em acidentes de viação, na região centro de Portugal, e de que maneira o uso crescente estes dispositivos os influenciaram. Metodologia: Revisão de todos os casos de crianças, dos 0 aos 14 anos, vítimas de acidente de viação, autopsiadas na Delegação do Centro do Instituto Nacional de Medicina Legal e nos Gabinetes Medico-legais do centro, entre 1999 e 2009. Análise de padrões de mortalidade, com cálculo da taxa de mortalidade rodoviária infantil, caracterização das vítimas, e presença de sistemas de retenção. Resultados: Verificou-se um total de 83 casos na região centro, 43 dos quais em Coimbra, sendo 22 passageiros, 17 peões e 4 ciclistas. A taxa de mortalidade, calculada para a população média anual da região centro, demonstrou uma diminuição gradual, passando de 5,26 mortes por milhão de habitantes em 1999 para 2,09 em 2009. Das 83 vítimas, a maioria tinha menos de 9 anos de idade (65 crianças). Tendo apenas em conta Coimbra, verificou-se semelhante distribuição por idades (35 das 43 crianças tinha menos de 9 anos), tendo morrido mais crianças do sexo masculino (M:F = 25:18). No grupo das crianças-passageiro (n=22), somente num dos casos a criança viajava com sistema de retenção, 6 viajavam sem protecção e em 15 dos caso não existia qualquer informação; todas elas apresentavam trauma crâniomeningo- encefálico grave. Conclusão: A diminuição da taxa de mortalidade rodoviária infantil encontrada é consistente com os dados europeus. Esta diminuição deve-se não só à melhoria das condições de prevenção e segurança, traduzida pelo aumento do uso dos sistemas de retenção, mas também à diminuição do número de atropelamentos, provavelmente por menor exposição aos perigos. O desenvolvimento de medidas para a melhoria da segurança rodoviária continua a mostrar-se essencial actualmente
Introduction: The majority of deaths caused by road collisions in Europe could have been avoided if the level of road safety was greater in every country. Data from the European Transport Safety Council, shows a reduction in road mortality among children in Portugal. Many causes for this reduction can be found, including the obligatory use of child restraint systems. The use of these dispositives has been increasing, according to roadside surveys, carried out by the Portuguese Association for Child Safety Promotion. Child restraint systems have been shown to significantly reduce the risk of head and cervical injury, a major cause of death in road collisions. Objectives: To analyze the mortality patterns among children involved in road accidents, in the central region of Portugal, as well as the possible influence of the increasing use of child restraint systems. Methods: Revision of all cases of children between 0 and 14 years, victims of road accidents, autopsied at the Center Branch of the Portuguese Nacional Intitute of Legal Medicine and at the Center Legal-medical cabinets, from 1999 to 2009. Evaluation of the mortality patterns, calculation of the child road mortality rate, characterization of victims and presence of child restraint systems. Results: A total of 83 cases were found, 43 located in Coimbra only, where 22 were car passengers and 17 were pedestrians and 4 were cyclists. The mortality rate, calculated for the local annual average population, showed a gradual decrease, from 5,26 deaths per million in 1999 to 2,09 in 2009. The majority of the 83 victims had less than 9 years (65 children). Similar age distribution was found in the Coimbra data, where 35 of the 43 children had less than 9 years. Also in Coimbra, the victims were mostly male (M:F=25:18) and, among those within the passenger group (n=22), only one children was traveling with a correct safety seat, 6 were unprotected and 15 had no traveling information; all of them showed severe head trauma. Conclusions: The decrease found in the child road mortality rate was consistent with the European data. This decrease is due not only to road safety improvements, like the greater use of child safety seats, but also to a decrease in roadkill, probably due to reduced exposure risk. It’s still essential that efforts should continue to promote an increase in road safety
Description: Trabalho final de mestrado integrado em Medicina área científica de Medicina Legal, apresentado à Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/80583
Rights: openAccess
Appears in Collections:UC - Dissertações de Mestrado
FMUC Medicina - Teses de Mestrado

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