Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/79983
Title: Materiais de mudança de fase (PCMs) para melhoria da eficiência energética de edifícios com estrutura metálica leve (LSF)
Authors: Gonçalves, A.M.G. 
Santos, P. 
Soares, N. 
Costa, J.J. 
Issue Date: Nov-2017
Citation: A.M.G. Gonçalves, P. Santos, N. Soares, J.J. Costa, "Materiais de mudança de fase (PCMs) para melhoria da eficiência energética de edifícios com estrutura metálica leve (LSF)", Proc. of the XI Congresso de Construção Metálica e Mista, iParque Coimbra, Coimbra, Portugal, 23-24 November 2017, pp. 227-235.
Project: POCI-01-0145-FEDER-016750 | PTDC/EMS-ENE/6079/2014 
Serial title, monograph or event: Proc. of the XI Congresso de Construção Metálica e Mista
Place of publication or event: Coimbra
Abstract: A eficiência energética dos edifícios é atualmente um objetivo fundamental da política energética a nível nacional e internacional, uma vez que os edifícios são um dos principais consumidores de energia nos países desenvolvidos. Atualmente, os sistemas de armazenamento de energia térmica (TES - Thermal Energy Storage) podem ser utilizados para reduzir a dependência dos edifícios em relação aos combustíveis fósseis, contribuir para um uso mais eficiente de energia e fornecer calor de forma fiável. Os materiais de mudança de fase (PCMs - Phase Change Materials) são agentes que intervêm como meios de armazenamento de calor latente. Estes materiais absorvem calor, quando fundem, e libertam calor, quando solidificam, sendo estas mudanças de fase realizadas a uma temperatura quase constante. Assim, uma forma eficaz de evitar o sobreaquecimento em edifícios com estrutura metálica leve (LSF - Lightweight Steel Framing) consiste na utilização de PCMs em sistemas passivos de armazenamento de calor latente (LHTES - Latent Heat Thermal Energy Storage), que podem ser incorporados em paredes, janelas, tetos ou pavimentos. Neste trabalho, apresenta-se uma revisão dos diferentes tipos de PCMs e dos principais critérios que regem a sua seleção, com referência aos principais métodos para medir as suas propriedades térmicas e às técnicas para incorporar PCMs em elementos de construção com estrutura LSF.
URI: https://hdl.handle.net/10316/79983
Rights: openAccess
Appears in Collections:FCTUC Eng.Civil - Artigos e Resumos em Livros de Actas

Show full item record

Page view(s) 10

1,569
checked on Mar 26, 2024

Download(s)

491
checked on Mar 26, 2024

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.