Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/79983
Título: Materiais de mudança de fase (PCMs) para melhoria da eficiência energética de edifícios com estrutura metálica leve (LSF)
Autor: Gonçalves, A.M.G. 
Santos, P. 
Soares, N. 
Costa, J.J. 
Data: Nov-2017
Citação: A.M.G. Gonçalves, P. Santos, N. Soares, J.J. Costa, "Materiais de mudança de fase (PCMs) para melhoria da eficiência energética de edifícios com estrutura metálica leve (LSF)", Proc. of the XI Congresso de Construção Metálica e Mista, iParque Coimbra, Coimbra, Portugal, 23-24 November 2017, pp. 227-235.
Projeto: POCI-01-0145-FEDER-016750 | PTDC/EMS-ENE/6079/2014 
Título da revista, periódico, livro ou evento: Proc. of the XI Congresso de Construção Metálica e Mista
Local de edição ou do evento: Coimbra
Resumo: A eficiência energética dos edifícios é atualmente um objetivo fundamental da política energética a nível nacional e internacional, uma vez que os edifícios são um dos principais consumidores de energia nos países desenvolvidos. Atualmente, os sistemas de armazenamento de energia térmica (TES - Thermal Energy Storage) podem ser utilizados para reduzir a dependência dos edifícios em relação aos combustíveis fósseis, contribuir para um uso mais eficiente de energia e fornecer calor de forma fiável. Os materiais de mudança de fase (PCMs - Phase Change Materials) são agentes que intervêm como meios de armazenamento de calor latente. Estes materiais absorvem calor, quando fundem, e libertam calor, quando solidificam, sendo estas mudanças de fase realizadas a uma temperatura quase constante. Assim, uma forma eficaz de evitar o sobreaquecimento em edifícios com estrutura metálica leve (LSF - Lightweight Steel Framing) consiste na utilização de PCMs em sistemas passivos de armazenamento de calor latente (LHTES - Latent Heat Thermal Energy Storage), que podem ser incorporados em paredes, janelas, tetos ou pavimentos. Neste trabalho, apresenta-se uma revisão dos diferentes tipos de PCMs e dos principais critérios que regem a sua seleção, com referência aos principais métodos para medir as suas propriedades térmicas e às técnicas para incorporar PCMs em elementos de construção com estrutura LSF.
URI: https://hdl.handle.net/10316/79983
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:FCTUC Eng.Civil - Artigos e Resumos em Livros de Actas

Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 10

1.604
Visto em 23/abr/2024

Downloads

504
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.