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https://hdl.handle.net/10316/7529
Título: | Somatologia subjectiva : apercepção de si e corpo em Maine de Biran | Autor: | Umbelino, Luís António Ferreira Correia | Orientador: | Silva, Maria Luísa Portocarrero F. Montebello, Pierre |
Palavras-chave: | Maine de Biran, 1766-1824 -- obra; Filosofia do corpo; Corpo | Data: | 18-Jan-2008 | Citação: | UMBELINO, Luis António Ferreira Correia - Somatologia subjectiva : apercepção de si e corpo em Maine de Biran. Coimbra, 2007. | Resumo: | Marca o verdadeiro labor filosófico a humildade de se saber previamente interpelado pelo que anima, a partir de dentro, a experiência do pensar. Nos espaços inaugurados por esta experiência que se ilumina na surpresa e na esperança, na novidade e na responsabilidade, se arrisca aquele que percorre o caminho milenar da Filosofia, aquele que se aventura nos trilhos que sulcam o Ser e solicitam, “de modos sempre novos, a resposta humana” . O arco dessa solicitação é sempre acolhido com outros. E, desde logo, com aqueles que honramos como pensadores, quando reconhecemos a sua diferença epocal, sistemática, ou conceptual como possibilidade de chegar a responder às exigências interpretativas de um problema real que, no chão histórico que é o nosso, então conseguimos começar a compreender, podemos continuar a compreender, ou experimentamos a necessidade de compreender de outro modo. O presente trabalho é motivado pelo tema filosófico do corpo e construído em diálogo com o filósofo francês Maine de Biran (1766-1824) que, no dealbar do séc. XIX, inaugura inesperadas, interpelantes e vigorosas possibilidades de uma verdadeira filosofia do corpo. Possibilidades estas que, defendemo-lo, chamam ainda, e porventura mais do que nunca, a pensar o leitor contemporâneo de filosofia ao longo de um triplo encadeamento temático: a) a crítica necessária aos limites da concepção moderna de experiência, que Biran antecipa ao contemplar um alargamento do conceito de causalidade – por via da consideração da relação primitiva da vontade ao corpo que lhe corresponde; b) a ponderação dos vários modos de presença do corpo no centro da experiência pessoal – não representativa – e a consequente denúncia das concepções empobrecidas de corpo que acompanham a ilusão de manifestação do pensamento; c) o reconhecimento do poder desconhecido do corpo e a tematização da fragilidade da posse de si. | Descrição: | Tese de de doutoramento em Filosofia (Filosofia Moderna e Contemporânea) apresentada à Fac. de Letras da Univ. de Coimbra | URI: | https://hdl.handle.net/10316/7529 | Direitos: | openAccess |
Aparece nas coleções: | FLUC Secção de Estudos Clássicos - Teses de Doutoramento |
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