Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/746
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Isabel Maria Correia Pedro dos | - |
dc.date.accessioned | 2008-12-05T14:58:32Z | - |
dc.date.available | 2008-12-05T14:58:32Z | - |
dc.date.issued | 1998-12-11 | en_US |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/746 | - |
dc.description | Tese de doutoramento em Letras, na área de Línguas e Literaturas Modernas (Literatura Inglesa) apresentada à Fac. de Letras da Univ. de Coimbra | - |
dc.description.abstract | O trabalho inicia-se com um enquadramento teórico das relações entre subjectividade e linguagem, especialmente com base na linguística (com Benveniste, por exemplo) e na psicanálise (sobretudo lacaniana). O Simbólico (Lacan) e o Semiótico (Kristeva) são dois conceitos-chave em termos dos quais se discute a diferente configuração subjectiva e a diferente relação com a linguagem dos homens e das mulheres. Analisam-se os três factores autos-bios-graphe e o problema da referencialidade do texto autobiográfico. Depois de uma panorâmica da história da crítica e de uma discussão do problema das origens e definições do género e do estabelecimento do cânone autobiográfico androcêntrico, o trabalho descreve o modo como, a partir do início da década de oitenta, a crítica feminista revê as teorias autobiográficas dominantes e dá visibilidade à autobiografia de mulheres. A tese articula as relações entre "genre" e "gender", sugerindo que a escrita auto-representacional de mulheres de um modo geral se revela como um espaço de tensões que problematiza o conceito da "identidade" (estável, central e autónoma) em que se baseia o modelo autobiográfico masculino. É nesse contexto que, na base da oposição metafórica pen needle, se sugerem dois modos autobiográficos - writing e scribbling - tendencialmente ligados, tanto a nível da forma como do conceito de subjectividade inerente, respectivamente à produção autobiográfica masculina e à escrita autobiográfica de mulheres. Analisam-se, entre outros, textos autobiográficos de Margaret Cavendish (séc.XVII), Delarivier Manley (séc. XVIII) e Harriet Martineau (séc.XIX), em termos das dificuldades específicas da escrita pública sobre si mesmas e das várias "soluções" encontradas pelas autoras nos diferentes contextos histórico-culturais. Jogando com variações do tema da "descontinuidade", a segunda metade da tese articula a problemática discutida através da leitura dos seguintes textos: The Prelude, de Wordsworth (1805), Autobiography, de Mill, (1873) e "Autobiography", de Darwin,(1887); Father and Son, de Gosse(1907); The Autobiography of Alice B. Toklas (1933) e Everybody`s Autobiography (1937), de Gertrude Stein e Memories of a Catholic Girlhood, de Mary McCarthy(1957). A dissertação termina com uma análise da autobiografia de Maxine Hong Kingston, The Woman Warrior (1976). | en_US |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | embargoedAccess | eng |
dc.subject | Literatura Inglesa | en_US |
dc.title | "Presumptuous thing!" : as mulheres e a autobiografia na literatura inglesa | en_US |
dc.title.alternative | "Presumptuous Thing!" : women and autobiography in English literature | en |
dc.type | doctoralThesis | en_US |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.openairetype | doctoralThesis | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.grantfulltext | none | - |
item.fulltext | Sem Texto completo | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
Appears in Collections: | FLUC Secção de Estudos Anglo-Americanos - Teses de Doutoramento |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.