Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/690
Título: Permanência e mudança em duas comunidades do litoral : Figueira da Foz e Buarcos entre 1861 e 1910
Autor: Cascão, Rui de Ascensão Ferreira 
Palavras-chave: História Moderna e Contemporânea
Data: 18-Out-1989
Citação: CASCÃO, Rui - Permanência e mudança em duas comunidades do litoral : Figueira da Foz e Buarcos entre 1861 e 1910. Coimbra, 1989.
Resumo: A dissertação "Permanência e mudança em duas comunidades do litoral : Figueira da Foz e Buarcos entre 1861 1910" incide sobre uma área situada na zona costeira do Centro do país, durante uma época de grandes transformações urbanísticas, económicas, sociais e mentais. No capítulo I é definido o quadro geográfico em que se inserem as comunidades estudadas. Este capítulo é completado por uma breve introdução de natureza histórica. O capítulo II é dedicado à análise da estática e da dinâmica da população, aos ritmos do crescimento demográfico e respectivos factores. Explicam-se os fenómenos migratórios. As coordenadas demográficas são caracterizadas em pormenor: a nupcialidade, os seus ritmos e estratégias; os aspectos diferenciais da natalidade e da fecundidade; a estrutura da mortalidade (nomeadamente a infantil) e as causas de morte. No capítulo III descrevem-se as actividades económicas da região. Especial atenção merecem os diversos ramos da indústria local (extractiva e transformadora). Insiste-se no papel determinante desempenhado pelo comércio externo do porto da Figueira. O capítulo termina com algumas referências ao papel das instituições financeiras e dos transportes. O capítulo IV é reservado à estratificação e à diferenciação social e seus mecanismos. Analisam-se a distribuição das fortunas privadas e os níveis de vida; caracterizam-se as formas de organização do espaço doméstico e os sinais exteriores de riqueza. Uma outra alínea é consagrada à mobilidade social. No capítulo V estudam-se alguns comportamentos colectivos. Insiste-se no declínio da sociabilidade religiosa (acompanhado por um recuo da observância dos ritos de passagem e da desobriga pascal) e na progressiva diversificação das manifestações de sociabilidade profana. Na Conclusão inventariam-se as mudanças operadas nos planos social, económico e mental, bem como as permanências e as inércias.
Descrição: Tese de doutoramento em Letras (História Moderna e Contemporânea) apresentada à Fac. de Letras da Univ. de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/690
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:FLUC Secção de História - Teses de Doutoramento

Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 20

849
Visto em 16/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.