Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/653
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorDias, Pedro-
dc.contributor.authorCastro, Marília João Pinheiro Martins de-
dc.date.accessioned2008-12-05T15:00:05Z-
dc.date.available2008-12-05T15:00:05Z-
dc.date.issued2001-11-12en_US
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/653-
dc.description.abstractOs anos que abrangeram o governo filipino, coincidiram na cidade do Porto com a instalação dentro do burgo e seu termo de várias casas religiosas, com a continuação da presença de marcantes figuras episcopais, um governo municipal atento às realidades e vicissitudes locais e nacionais – políticas e económicas, sem descurar as higiénico-sanitárias –, e uma crescente actividade mercantil empenhada no desenvolvimento comercial, negócios esses frequentemente extensíveis aos territórios coloniais – não sem deixar de se reconhecer o marcante fervor religioso, ainda mais forte após a respeitosa adopção das directrizes conciliares tridentinas que tanto caracterizou esta época ... Os pregões para arrematação de diversas empreitadas decorriam com persistência, para além de obras de pedraria e de carpintaria, e para preservação do seu património – lamentavelmente, as obras de que se conhecem os seus registos contratuais não subsistem. A encomenda para a Misericórdia do estatuário lisboeta Gonçalo Rodrigues não parece ter exercido registáveis influências nas demais aquisições portuenses. O trabalho escultórico, decorria numa grande ambiguidade e indistinção entre carpintaria de marcenaria, ensamblagem, entalho e imaginária. O seu tradicional meio oficino-mesteiral só paulatinamente se alterou e adaptou à nova legislação. Num meio em evidente crescendo, em que alcançamos identificar centena e meia de artífices e artistas, destacam-se alguns nomes dos seus mais exímios mestres portuenses na sua arte: Pero de Figueiredo, Diogo de Holanda que contraindo matrimónio com a viúva do mestre Fernão Carvalho “herdou” a sua oficina, o maiato Francisco Moreira e seu filho João Moreira Marques que não só exerceu a actividade de escultor como igualmente riscou significativas traças, o escultor João da Fonseca que relevantes cargos municipais exerceu, daí retirando títulos honoríficos, entre outros... Os confrades portuenses de São José e São Brás foram membros activos e respeitados pelos seus demais conterrâneos, detendo uma situação económica e um estatuto socio-cultural relevantes.en_US
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesseng
dc.subjectHistória da Arteen_US
dc.subjectHistóriaen_US
dc.titleOs artistas, as oficinas e os métodos de trabalho dos imaginários do Porto "Filipino"en_US
dc.title.alternativeThe artists, the workshops and the working methods of the imaginaries of "Phillipine" Oportoen
dc.typedoctoralThesisen_US
item.openairetypedoctoralThesis-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
item.grantfulltextopen-
item.cerifentitytypePublications-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
Appears in Collections:FLUC Secção de Artes - Teses de Doutoramento
Files in This Item:
File Description SizeFormat
MJPMCastro.pdf727.83 kBAdobe PDFView/Open
Show simple item record

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.