Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/653
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Dias, Pedro | - |
dc.contributor.author | Castro, Marília João Pinheiro Martins de | - |
dc.date.accessioned | 2008-12-05T15:00:05Z | - |
dc.date.available | 2008-12-05T15:00:05Z | - |
dc.date.issued | 2001-11-12 | en_US |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/653 | - |
dc.description.abstract | Os anos que abrangeram o governo filipino, coincidiram na cidade do Porto com a instalação dentro do burgo e seu termo de várias casas religiosas, com a continuação da presença de marcantes figuras episcopais, um governo municipal atento às realidades e vicissitudes locais e nacionais – políticas e económicas, sem descurar as higiénico-sanitárias –, e uma crescente actividade mercantil empenhada no desenvolvimento comercial, negócios esses frequentemente extensíveis aos territórios coloniais – não sem deixar de se reconhecer o marcante fervor religioso, ainda mais forte após a respeitosa adopção das directrizes conciliares tridentinas que tanto caracterizou esta época ... Os pregões para arrematação de diversas empreitadas decorriam com persistência, para além de obras de pedraria e de carpintaria, e para preservação do seu património – lamentavelmente, as obras de que se conhecem os seus registos contratuais não subsistem. A encomenda para a Misericórdia do estatuário lisboeta Gonçalo Rodrigues não parece ter exercido registáveis influências nas demais aquisições portuenses. O trabalho escultórico, decorria numa grande ambiguidade e indistinção entre carpintaria de marcenaria, ensamblagem, entalho e imaginária. O seu tradicional meio oficino-mesteiral só paulatinamente se alterou e adaptou à nova legislação. Num meio em evidente crescendo, em que alcançamos identificar centena e meia de artífices e artistas, destacam-se alguns nomes dos seus mais exímios mestres portuenses na sua arte: Pero de Figueiredo, Diogo de Holanda que contraindo matrimónio com a viúva do mestre Fernão Carvalho “herdou” a sua oficina, o maiato Francisco Moreira e seu filho João Moreira Marques que não só exerceu a actividade de escultor como igualmente riscou significativas traças, o escultor João da Fonseca que relevantes cargos municipais exerceu, daí retirando títulos honoríficos, entre outros... Os confrades portuenses de São José e São Brás foram membros activos e respeitados pelos seus demais conterrâneos, detendo uma situação económica e um estatuto socio-cultural relevantes. | en_US |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | eng |
dc.subject | História da Arte | en_US |
dc.subject | História | en_US |
dc.title | Os artistas, as oficinas e os métodos de trabalho dos imaginários do Porto "Filipino" | en_US |
dc.title.alternative | The artists, the workshops and the working methods of the imaginaries of "Phillipine" Oporto | en |
dc.type | doctoralThesis | en_US |
item.openairetype | doctoralThesis | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
Appears in Collections: | FLUC Secção de Artes - Teses de Doutoramento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
MJPMCastro.pdf | 727.83 kB | Adobe PDF | View/Open |
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.