Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/495
Title: As teias da família : a construção interaccional das solidariedades primárias
Authors: Nunes, João Carlos de Freitas Arriscado 
Keywords: Teorias e Métodos de Sociologia; Sociologia da família; Solidariedade social
Issue Date: 4-Jun-1993
Citation: NUNES, João Arriscado - As teias da família : a construção interaccional das solidariedades primárias. Coimbra, 1992.
Abstract: A definição e redefinição dos limites e composição do mundo das relações familiares realiza-se através da articulação, em situação, de reportórios de recursos materiais e simbólicos e de competências partilhadas pelos membros de uma mesma sociedade. A análise sociológica desse processo requer a observação das actividades localmente organizadas de realização prática das relações familiares e domésticas - as solidariedades primárias -, bem como das condições de emergência das redes e unidades sociais que lhes conferem estabilidade e permitem a sua identificação como configurações de sentido caracterizadas pela transsituacionalidade. Numa primeira parte, são discutidos os problemas teóricos associados a esta perspectiva, com ênfase na relação entre a interacção e as condições estruturais da sua realização, focando, em particular, o domínio da família, e é proposto um quadro teórico baseado numa epistemologia inspirada no pragmatismo. Na segunda parte, são desenvolvidas as implicações metodológicas desse quadro teórico, e desenvolvida uma análise etnográfica baseada no trabalho de campo realizado numa freguesia rural do distrito de Aveiro, e que consistiu na observação/participação de/em um conjunto de episódios de interacção seleccionados em função da sua exemplaridade enquanto instâncias da realização prática, localmente organizada, das solidariedades primárias.
Description: Tese de doutoramento em Sociologia (Teorias e Métodos de Sociologia) apresentada à Fac. de Economia de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/495
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FEUC- Teses de Doutoramento

Show full item record

Page view(s)

291
checked on Sep 15, 2020

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.