Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/495
Título: As teias da família : a construção interaccional das solidariedades primárias
Autor: Nunes, João Carlos de Freitas Arriscado 
Palavras-chave: Teorias e Métodos de Sociologia; Sociologia da família; Solidariedade social
Data: 4-Jun-1993
Citação: NUNES, João Arriscado - As teias da família : a construção interaccional das solidariedades primárias. Coimbra, 1992.
Resumo: A definição e redefinição dos limites e composição do mundo das relações familiares realiza-se através da articulação, em situação, de reportórios de recursos materiais e simbólicos e de competências partilhadas pelos membros de uma mesma sociedade. A análise sociológica desse processo requer a observação das actividades localmente organizadas de realização prática das relações familiares e domésticas - as solidariedades primárias -, bem como das condições de emergência das redes e unidades sociais que lhes conferem estabilidade e permitem a sua identificação como configurações de sentido caracterizadas pela transsituacionalidade. Numa primeira parte, são discutidos os problemas teóricos associados a esta perspectiva, com ênfase na relação entre a interacção e as condições estruturais da sua realização, focando, em particular, o domínio da família, e é proposto um quadro teórico baseado numa epistemologia inspirada no pragmatismo. Na segunda parte, são desenvolvidas as implicações metodológicas desse quadro teórico, e desenvolvida uma análise etnográfica baseada no trabalho de campo realizado numa freguesia rural do distrito de Aveiro, e que consistiu na observação/participação de/em um conjunto de episódios de interacção seleccionados em função da sua exemplaridade enquanto instâncias da realização prática, localmente organizada, das solidariedades primárias.
Descrição: Tese de doutoramento em Sociologia (Teorias e Métodos de Sociologia) apresentada à Fac. de Economia de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/495
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:UC - Teses de Doutoramento
FEUC- Teses de Doutoramento

Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

421
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.