Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/491
Título: Acessibilidade, mobilidade do trabalho e convergência da produtividade : uma análise do caso português
Outros títulos: Accessibility, labour mobility and productivity convergence – an analysis of the Portuguese case
Autor: Lopes, Luís Miguel Peres 
Palavras-chave: Teoria Económica e Economia Internacional
Data: 17-Mar-2006
Citação: LOPES, Luís Peres - Acessibilidade, mobilidade do trabalho e convergência da produtividade : uma análise do caso português. Coimbra, 2005.
Resumo: Nesta tese, e para a situação portuguesa, pretendemos avaliar o grau de acessibilidade económica das regiões, os efeitos da mobilidade do trabalho, da acumulação de capital e das interacções entre as empresas sobre a convergência da produtividade do trabalho, a nível regional e nacional. Começamos por analisar os quadros teóricos dos efeitos da aglomeração e das relações entre a aglomeração e o crescimento e estudar os efeitos dos custos de transacção, determinantes para a localização das actividades e uma das variáveis de política económica. Para tal, tomámos como modelo de referência o de Martin e Ottaviano, em que estes introduzem um mecanismo de causalidade cumulativa através de ligações pelo crescimento. No terceiro capítulo, desenvolvemos a análise do conceito de custos de transporte e o de efeito fronteira para estimar a elasticidade dos custos de transporte relativamente à distância percorrida de todos os produtos transaccionados, considerando a hipótese da existência de um efeito fronteira. No quarto capítulo, apresentamos uma análise do processo de convergência regional da produtividade do trabalho e procuramos determinar se é explicável pela nova geografia económica ou, alternativamente, pela teoria neoclássica. No quinto capítulo, completamos o estudo do processo de convergência com a análise, numa perspectiva comparativa com a Espanha e a França, de duas expressões de competitividade, o nível de produtividade relativa do trabalho e o nível de preços relativos. Para tal, utilizaremos o método da indústria de origem para estimar uma taxa de câmbio que permita converter a produção e a produtividade para uma moeda comum, baseado na comparação de preços no produtor por ramo. Por último, tendo em conta a análise teórica e os resultados empíricos obtidos, procuramos fazer a sua leitura integrada.
Descrição: Tese de doutoramento em Economia (Teoria Económica e Economia Internacional) pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/491
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:UC - Teses de Doutoramento
FEUC- Teses de Doutoramento

Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

585
Visto em 16/jul/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.