Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/476
Título: Desenvolvimento industrial e tecnológico : a perspectiva da economia regional da inovação
Outros títulos: Industrial and technological development : the perspective of the regional economy of innovation
Autor: Tolda, João José Soares 
Orientador: Reis, José Joaquim Dinis
Palavras-chave: Planeamento e Economia Regional; Inovações tecnológicas
Data: 14-Jul-2000
Citação: TOLDA, João - Desenvolvimento industrial e tecnológico : a perspectiva da economia regional da inovação. Coimbra, 2000.
Resumo: O objectivo central desta dissertação consiste em definir uma economia regional da inovação, ou, mais concretamente, analisar as relações entre desenvolvimento industrial e tecnológico de um espaço regional. O reconhecimento da inovação tecnológica como factor de desenvolvimento industrial tem uma longa tradição na história do pensamento económico. No entanto, este reconhecimento esteve, muitas vezes, associado a equívocos que se expressam, nomeadamente, por: (a) identificar as tecnologias com informações públicas e livres geradas numa esfera alheia à economia, através de um processo linear constituído por etapas independentes (investigação fundamental, investigação aplicada, desenvolvimento experimental e aplicação produtiva); (b) apresentar o desenvolvimento tecnológico como o resultado de escolhas de agentes com uma ilimitada capacidade de decisão que permite um aproveitamento óptimo de recursos; (c) considerar o mercado como principal regulador da economia, subestimando as especificidades dos espaços e admitindo uma hipotética convergência das economias para uma situação de equilíbrio. A crítica destes equívocos e a análise sobre as dinâmicas espaciais levaram-nos a considerar como hipótese específica de trabalho a ideia de que a inovação tecnológica e, sobretudo, a IeD de uma região assumem trajectórias distintas que tendem a reflectir o modo como se articula, nesse espaço, a diversidade industrial, o comportamento dos agentes inovadores e as políticas adoptadas. Através da pesquisa empírica, testámos esta hipótese, procedendo: (a) à análise das relações entre a política de inovação adoptada após a integração de Portugal na Comunidade Europeia, o desenvolvimento industrial e tecnológico de espaços com estruturas produtivas diferentes e o comportamento dos promotores da IeD; (b) à identificação da capacidade daquela política para promover a inovação e a transformação estrutural da indústria portuguesa, em geral, e da indústria da Região Centro, em particular; (c) à fundamentação de medidas destinadas a reforçar a capacidade dinamizadora da referida política.
Descrição: Tese de doutoramento em Economia (Planeamento e Economia Regional) apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
URI: https://hdl.handle.net/10316/476
Direitos: embargoedAccess
Aparece nas coleções:UC - Teses de Doutoramento
FEUC- Teses de Doutoramento

Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 1

2.686
Visto em 16/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.