Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/476
Title: Desenvolvimento industrial e tecnológico : a perspectiva da economia regional da inovação
Other Titles: Industrial and technological development : the perspective of the regional economy of innovation
Authors: Tolda, João José Soares 
Orientador: Reis, José Joaquim Dinis
Keywords: Planeamento e Economia Regional; Inovações tecnológicas
Issue Date: 14-Jul-2000
Citation: TOLDA, João - Desenvolvimento industrial e tecnológico : a perspectiva da economia regional da inovação. Coimbra, 2000.
Abstract: O objectivo central desta dissertação consiste em definir uma economia regional da inovação, ou, mais concretamente, analisar as relações entre desenvolvimento industrial e tecnológico de um espaço regional. O reconhecimento da inovação tecnológica como factor de desenvolvimento industrial tem uma longa tradição na história do pensamento económico. No entanto, este reconhecimento esteve, muitas vezes, associado a equívocos que se expressam, nomeadamente, por: (a) identificar as tecnologias com informações públicas e livres geradas numa esfera alheia à economia, através de um processo linear constituído por etapas independentes (investigação fundamental, investigação aplicada, desenvolvimento experimental e aplicação produtiva); (b) apresentar o desenvolvimento tecnológico como o resultado de escolhas de agentes com uma ilimitada capacidade de decisão que permite um aproveitamento óptimo de recursos; (c) considerar o mercado como principal regulador da economia, subestimando as especificidades dos espaços e admitindo uma hipotética convergência das economias para uma situação de equilíbrio. A crítica destes equívocos e a análise sobre as dinâmicas espaciais levaram-nos a considerar como hipótese específica de trabalho a ideia de que a inovação tecnológica e, sobretudo, a IeD de uma região assumem trajectórias distintas que tendem a reflectir o modo como se articula, nesse espaço, a diversidade industrial, o comportamento dos agentes inovadores e as políticas adoptadas. Através da pesquisa empírica, testámos esta hipótese, procedendo: (a) à análise das relações entre a política de inovação adoptada após a integração de Portugal na Comunidade Europeia, o desenvolvimento industrial e tecnológico de espaços com estruturas produtivas diferentes e o comportamento dos promotores da IeD; (b) à identificação da capacidade daquela política para promover a inovação e a transformação estrutural da indústria portuguesa, em geral, e da indústria da Região Centro, em particular; (c) à fundamentação de medidas destinadas a reforçar a capacidade dinamizadora da referida política.
Description: Tese de doutoramento em Economia (Planeamento e Economia Regional) apresentada à Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra
URI: http://hdl.handle.net/10316/476
Rights: embargoedAccess
Appears in Collections:FEUC- Teses de Doutoramento

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Ficheiro_temporario.pdf8.8 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 5

1,752
checked on Jan 29, 2020

Download(s) 50

328
checked on Jan 29, 2020

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.