Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/47370
Título: Estudos de validade da versão portuguesa da EDAH de Farré e Narbona
Outros títulos: In A. Pereira, M. Calheiros, P. Vagos, I. Direito, S. Monteiro, C. F. Silva & A. A. Gomes (Orgs.). Livro de Actas do VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Autor: Delgado, M. 
Gomes, Ana A. 
Lopes, C. 
Silva, C. F. 
Orientador: Gomes, Ana Allen
Palavras-chave: hiperatividade e défice de atenção; EDAH
Data: 2013
Editora: Associação Portuguesa de Psicologia
Local de edição ou do evento: VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Resumo: Resumo Foi nosso objetivo estabelecer a validade da versão portuguesa da EDAH, de Farré & Narbona, composta por 20 itens. Os questionários foram preenchidos pelos professores, utilizando uma escala Likert de 4 pontos. A amostra incluiu dois grupos emparelhados de 34 crianças cada, dos 6 aos 12 anos: um grupo diagnosticado com PHDA e um grupo escolar de controlo. Comparando com este, o grupo clínico obteve pontuações significativamente superiores nas subescalas e escala global da EDAH, bem como em cada item, o que sustenta o seu poder discriminativo. As subescalas e escala global da EDAH associaram-se significativamente entre si e correlacionaram-se fortemente com as subescalas e escala global da Escala de Conners, o que apoia a validade convergente. Em todas as subescalas da EDAH, as áreas sob a curva (AUC) indicaram precisão moderada e os valores de especificidade foram superiores aos da sensibilidade. Em conclusão, a EDAH revela validade e utilidade clínica.
URI: https://hdl.handle.net/10316/47370
ISBN: 978-989-96606-1-8
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CINEICC - Artigos e Resumos em Livros de Actas

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