Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/47370
Title: Estudos de validade da versão portuguesa da EDAH de Farré e Narbona
Other Titles: In A. Pereira, M. Calheiros, P. Vagos, I. Direito, S. Monteiro, C. F. Silva & A. A. Gomes (Orgs.). Livro de Actas do VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Authors: Delgado, M. 
Gomes, Ana A. 
Lopes, C. 
Silva, C. F. 
Orientador: Gomes, Ana Allen
Keywords: hiperatividade e défice de atenção; EDAH
Issue Date: 2013
Publisher: Associação Portuguesa de Psicologia
Place of publication or event: VIII Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia
Abstract: Resumo Foi nosso objetivo estabelecer a validade da versão portuguesa da EDAH, de Farré & Narbona, composta por 20 itens. Os questionários foram preenchidos pelos professores, utilizando uma escala Likert de 4 pontos. A amostra incluiu dois grupos emparelhados de 34 crianças cada, dos 6 aos 12 anos: um grupo diagnosticado com PHDA e um grupo escolar de controlo. Comparando com este, o grupo clínico obteve pontuações significativamente superiores nas subescalas e escala global da EDAH, bem como em cada item, o que sustenta o seu poder discriminativo. As subescalas e escala global da EDAH associaram-se significativamente entre si e correlacionaram-se fortemente com as subescalas e escala global da Escala de Conners, o que apoia a validade convergente. Em todas as subescalas da EDAH, as áreas sob a curva (AUC) indicaram precisão moderada e os valores de especificidade foram superiores aos da sensibilidade. Em conclusão, a EDAH revela validade e utilidade clínica.
URI: https://hdl.handle.net/10316/47370
ISBN: 978-989-96606-1-8
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CINEICC - Artigos e Resumos em Livros de Actas

Files in This Item:
File Description SizeFormat
24_Estudos Validade EDAH_ SNIP 2013.pdf284.52 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.