Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/46794
Title: O Grilo Interior no Ensino Superior: Análise do auto-criticismo e da auto-compaixão em estudantes universitários
Other Titles: The interior cricket in higher education: self-criticism and self-compassion in university students
Authors: Cabral, Joana 
Róias, Carla 
Pereira, Carolina 
Benevides, Joana 
Teixeira, Marco 
Carvalho, Célia Barreto 
Keywords: Ensino superior; Processos psicossociais; Autocriticismo; Autocompaixão.
Issue Date: 2017
Serial title, monograph or event: Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación
Volume: Extr
Issue: 14
Abstract: O autocriticismo e a autocompaixão têm suscitado interesse por serem fatores de vulnerabilidade e proteção, respetivamente, para diversas dificuldades psicossociais. Porém, pouco sabemos sobre a sua influência nos alunos do Ensino Superior. Objetivo: Analisar a relação entre o autocriticismo e autocompaixão e variáveis académicas. Metodologia: Participaram neste trabalho 662 estudantes da Universidade dos Açores, preenchendo um questionário sociodemográfico e académico; a Escala das Formas do Autocriticismo e Auto-tranquilização (FSCRS); e o Questionário de Vivências Académicas (QVA-r). Resultados e conclusões: Os dados revelaram uma relação fraca, significativa, entre o autocriticismo e as reprovações, levando-nos a refletir sobre o papel que o autocriticismo e a auto-tranquilização poderão ter no percurso académico do indivíduo.
URI: https://hdl.handle.net/10316/46794
DOI: 10.17979/reipe.2017.0.14.2619
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CINEICC - Artigos em Revistas Internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat
1. Grilo Interior.pdf919.4 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.