Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/46794
Title: O Grilo Interior no Ensino Superior: Análise do auto-criticismo e da auto-compaixão em estudantes universitários
Other Titles: The interior cricket in higher education: self-criticism and self-compassion in university students
Authors: Cabral, Joana 
Róias, Carla 
Pereira, Carolina 
Benevides, Joana 
Teixeira, Marco 
Barreto Carvalho, Célia 
Keywords: Ensino superior; Processos psicossociais; Autocriticismo; Autocompaixão.
Issue Date: 2017
Serial title, monograph or event: Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación
Volume: Extr
Issue: 14
Abstract: O autocriticismo e a autocompaixão têm suscitado interesse por serem fatores de vulnerabilidade e proteção, respetivamente, para diversas dificuldades psicossociais. Porém, pouco sabemos sobre a sua influência nos alunos do Ensino Superior. Objetivo: Analisar a relação entre o autocriticismo e autocompaixão e variáveis académicas. Metodologia: Participaram neste trabalho 662 estudantes da Universidade dos Açores, preenchendo um questionário sociodemográfico e académico; a Escala das Formas do Autocriticismo e Auto-tranquilização (FSCRS); e o Questionário de Vivências Académicas (QVA-r). Resultados e conclusões: Os dados revelaram uma relação fraca, significativa, entre o autocriticismo e as reprovações, levando-nos a refletir sobre o papel que o autocriticismo e a auto-tranquilização poderão ter no percurso académico do indivíduo.
URI: http://hdl.handle.net/10316/46794
DOI: 10.17979/reipe.2017.0.14.2619
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CINEICC - Artigos em Revistas Internacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat
1. Grilo Interior.pdf919.4 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s)

173
checked on Mar 25, 2020

Download(s)

109
checked on Mar 25, 2020

Google ScholarTM

Check

Altmetric

Altmetric


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.