Please use this identifier to cite or link to this item: https://hdl.handle.net/10316/46673
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorVagos, Paula-
dc.contributor.authorRijo, Daniel-
dc.contributor.authorSantos, Isabel-
dc.date.accessioned2018-01-23T11:04:12Z-
dc.date.available2018-01-23T11:04:12Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/10316/46673-
dc.description.abstractO comportamento social que é praticado em contexto escolar pode ter efeitos diversos no bem-estar intra e interpessoal de professores e alunos. Concomitantemente, os professores são cada vez mais chamados a assumir um papel ativo na prevenção de comportamentos inapropriados e na promoção de comportamentos apropriados. Este trabalho apresenta uma formação que foi desenhada para ajudar os professores a desenvolver as competências necessárias para responder a este desafio. Esta formação inclui um total de cinco temas apresentados ao longo de um ano letivo, recorrendo sempre a exposição teórica e a exposição e experimentação ativa por parte dos formandos. Os conteúdos da formação incluem a definição, compreensão e promoção de comportamentos assertivos, em detrimento de passivos ou agressivos, e enfatizam o papel do professor como gestor e modelo de comportamentos assertivos em contextos escolares. Dezasseis professores receberam esta formação e avaliaram-na como muito positiva, em relação à clareza e adequação dos objetivos, à forma como o tempo foi gerido ao longo da formação, e à utilidade e pertinência dos conteúdos abordados; alternativamente, sugeriram aumentar a duração da formação e, ao fazê-lo, disponibilizar mais tempo a conteúdos quer teóricos quer práticos. Este feedback indica que os formandos identificam uma necessidade real ao nível das competências versadas nesta formação. Assim, é necessário providenciar apoio consistente, generalizado e continuado para que o professor possa contribuir, pela forma como se relaciona, responde e gere comportamentos sociais em contexto escolar, para o desenvolvimento académico, social e cívico dos seus alunos.por
dc.language.isoporpor
dc.relationThis work was funded by a research scholarship by Fundação para a Ciência e Tecnologia, Portugal and the European Social Fund (SFRH / BPD / 72299 / 2010).por
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectComportamento socialpor
dc.subjectProfessorpor
dc.subjectFormaçãopor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.titlePromoção do papel do professor como gestor de comportamentos sociaispor
dc.typearticle-
degois.publication.firstPage4por
degois.publication.lastPage21por
degois.publication.issue42por
degois.publication.titleInteracçõespor
dc.relation.publisherversionhttp://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/11809/9021por
dc.peerreviewedyespor
degois.publication.volume12por
uc.controloAutoridadeSim-
item.openairecristypehttp://purl.org/coar/resource_type/c_18cf-
item.openairetypearticle-
item.cerifentitytypePublications-
item.grantfulltextopen-
item.fulltextCom Texto completo-
item.languageiso639-1pt-
crisitem.author.researchunitCenter for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention-
crisitem.author.researchunitCINEICC – Center for Research in Neuropsychology and Cognitive and Behavioural Intervention-
crisitem.author.orcid0000-0003-4372-3930-
crisitem.author.orcid0000-0002-5368-0770-
Appears in Collections:FPCEUC - Artigos em Revistas Nacionais
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