Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/10316/46673
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Vagos, Paula | - |
dc.contributor.author | Rijo, Daniel | - |
dc.contributor.author | Santos, Isabel | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-23T11:04:12Z | - |
dc.date.available | 2018-01-23T11:04:12Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/46673 | - |
dc.description.abstract | O comportamento social que é praticado em contexto escolar pode ter efeitos diversos no bem-estar intra e interpessoal de professores e alunos. Concomitantemente, os professores são cada vez mais chamados a assumir um papel ativo na prevenção de comportamentos inapropriados e na promoção de comportamentos apropriados. Este trabalho apresenta uma formação que foi desenhada para ajudar os professores a desenvolver as competências necessárias para responder a este desafio. Esta formação inclui um total de cinco temas apresentados ao longo de um ano letivo, recorrendo sempre a exposição teórica e a exposição e experimentação ativa por parte dos formandos. Os conteúdos da formação incluem a definição, compreensão e promoção de comportamentos assertivos, em detrimento de passivos ou agressivos, e enfatizam o papel do professor como gestor e modelo de comportamentos assertivos em contextos escolares. Dezasseis professores receberam esta formação e avaliaram-na como muito positiva, em relação à clareza e adequação dos objetivos, à forma como o tempo foi gerido ao longo da formação, e à utilidade e pertinência dos conteúdos abordados; alternativamente, sugeriram aumentar a duração da formação e, ao fazê-lo, disponibilizar mais tempo a conteúdos quer teóricos quer práticos. Este feedback indica que os formandos identificam uma necessidade real ao nível das competências versadas nesta formação. Assim, é necessário providenciar apoio consistente, generalizado e continuado para que o professor possa contribuir, pela forma como se relaciona, responde e gere comportamentos sociais em contexto escolar, para o desenvolvimento académico, social e cívico dos seus alunos. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.relation | This work was funded by a research scholarship by Fundação para a Ciência e Tecnologia, Portugal and the European Social Fund (SFRH / BPD / 72299 / 2010). | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | por |
dc.subject | Comportamento social | por |
dc.subject | Professor | por |
dc.subject | Formação | por |
dc.subject | Avaliação | por |
dc.title | Promoção do papel do professor como gestor de comportamentos sociais | por |
dc.type | article | - |
degois.publication.firstPage | 4 | por |
degois.publication.lastPage | 21 | por |
degois.publication.issue | 42 | por |
degois.publication.title | Interacções | por |
dc.relation.publisherversion | http://revistas.rcaap.pt/interaccoes/article/view/11809/9021 | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
degois.publication.volume | 12 | por |
uc.controloAutoridade | Sim | - |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
item.openairetype | article | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
crisitem.author.researchunit | Center for Research in Neuropsychology and Cognitive Behavioral Intervention (CINEICC) | - |
crisitem.author.researchunit | CINEICC – Center for Research in Neuropsychology and Cognitive and Behavioural Intervention | - |
crisitem.author.parentresearchunit | Faculty of Psychology and Educational Sciences | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0003-4372-3930 | - |
crisitem.author.orcid | 0000-0002-5368-0770 | - |
Aparece nas coleções: | FPCEUC - Artigos em Revistas Nacionais |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Vagos_2016_Papel prof gestão comps sociais.pdf | Artigo | 442.3 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Visualizações de página 20
880
Visto em 1/out/2024
Downloads
291
Visto em 1/out/2024
Google ScholarTM
Verificar
Este registo está protegido por Licença Creative Commons