Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/46447
Título: Novos públicos no Ensino Superior: abordagem à aprendizagem de estudantes Maiores de 23
Autor: Monteiro, Angélica 
Barros, Rita 
Moreira, J. António 
Palavras-chave: Aprendizagem ao Longo da Vida; abordagens à aprendizagem; ensino superior
Data: 2015
Título da revista, periódico, livro ou evento: Revista Portuguesa de Pedagogia
Volume: 49
Número: 1
Local de edição ou do evento: Portugal
Resumo: O presente estudo descreve a apropriação que os estudantes fazem das diferentes formas de aprender e de estudar no Ensino Superior. Do ponto de vista epistemológico, a investigação enquadra‑se na literatura educacional e desenvolvimental centrada na aprendizagem dos estudantes e sustenta‑se no princípio da Aprendizagem ao Longo da Vida. O rationale teórico insere‑se na Teoria de Biggs (1987). A amostra é constituída por 64 estudantes do sexo feminino, maiores de 23 anos a frequentar o Ensino Superior. A abordagem à aprendizagem foi avaliada através da escala Revised two‑factor Study Process Questionnaire (R‑SPQ‑2F) (Godoy, 2009), resultante da adaptação realizada para português. Os resultados do estudo revelam que as estudantes adotam preferencialmente um abordagem superficial de aprendizagem e permitem‑nos concluir que estas abordagens não são estanques e variam consoante o interesse despertado pelos conteúdos abordados e a necessidade de os aprender, fatores passíveis de serem trabalhados a nível didático‑pedagógico.
URI: https://hdl.handle.net/10316/46447
ISSN: 0870-418
DOI: 10.14195/1647-8614_49-1_6
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Nacionais

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