Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/46443
Title: | Dimensões Pedagógicas da Sala de Aula Virtual: Teoria e Prática | Authors: | Rodrigues, Ana Paula Monteiro, Angélica Moreira, J. António |
Keywords: | eLearning, emoderação; sala de aula virtual | Issue Date: | 2013 | Serial title, monograph or event: | Cadernos de Pedagogia no Ensino Superior | Issue: | 26 | Place of publication or event: | Portugal | Abstract: | Este artigo aborda a sala de aula virtual enquanto espaço intencionalmente concebido com o objetivo de promover experiências de aprendizagem relevantes. Centramo-nos nas dimensões pedagógicas integradas e mobilizadas neste espaço, nomeadamente informativa, prática, comunicativa, tutorial e de avaliação, de forma a estabelecer um diálogo entre a teoria e a prática de um docente do ensino superior. Os dados apresentados foram obtidos através da observação direta da organização de salas de aula virtuais e da entrevista ao respetivo docente. A análise destes dados permitem-nos a!rmar que o professor atribuiu uma importância signi!cativa às dimensões em questão, preocupando-se em criar um ambiente on4 — | line estimulante com diferentes recursos (tecnológicos), privilegiando um design centrado no desenvolvimento de competências (com atividades individuais e em grupo) e num modelo pedagógico próprio para ambientes online - e-moderating - baseado nos princípios do construtivismo, da autonomia e da interação. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/46443 | ISSN: | 1647-032X | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Nacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dimensoes Pedagogicas da Sala de Aula Virtual.pdf | 1.67 MB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 50
425
checked on Mar 26, 2024
Download(s)
160
checked on Mar 26, 2024
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.