Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/46443
Title: | Dimensões Pedagógicas da Sala de Aula Virtual: Teoria e Prática | Authors: | Rodrigues, Ana Paula Monteiro, Angélica Moreira, J. António |
Keywords: | eLearning, emoderação; sala de aula virtual | Issue Date: | 2013 | Serial title, monograph or event: | Cadernos de Pedagogia no Ensino Superior | Issue: | 26 | Place of publication or event: | Portugal | Abstract: | Este artigo aborda a sala de aula virtual enquanto espaço intencionalmente concebido com o objetivo de promover experiências de aprendizagem relevantes. Centramo-nos nas dimensões pedagógicas integradas e mobilizadas neste espaço, nomeadamente informativa, prática, comunicativa, tutorial e de avaliação, de forma a estabelecer um diálogo entre a teoria e a prática de um docente do ensino superior. Os dados apresentados foram obtidos através da observação direta da organização de salas de aula virtuais e da entrevista ao respetivo docente. A análise destes dados permitem-nos a!rmar que o professor atribuiu uma importância signi!cativa às dimensões em questão, preocupando-se em criar um ambiente on4 — | line estimulante com diferentes recursos (tecnológicos), privilegiando um design centrado no desenvolvimento de competências (com atividades individuais e em grupo) e num modelo pedagógico próprio para ambientes online - e-moderating - baseado nos princípios do construtivismo, da autonomia e da interação. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/46443 | ISSN: | 1647-032X | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Nacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Dimensoes Pedagogicas da Sala de Aula Virtual.pdf | 1.67 MB | Adobe PDF | View/Open |
Google ScholarTM
Check
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.