Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/10316/46443
Título: Dimensões Pedagógicas da Sala de Aula Virtual: Teoria e Prática
Autor: Rodrigues, Ana Paula 
Monteiro, Angélica 
Moreira, J. António 
Palavras-chave: eLearning, emoderação; sala de aula virtual
Data: 2013
Título da revista, periódico, livro ou evento: Cadernos de Pedagogia no Ensino Superior
Número: 26
Local de edição ou do evento: Portugal
Resumo: Este artigo aborda a sala de aula virtual enquanto espaço intencionalmente concebido com o objetivo de promover experiências de aprendizagem relevantes. Centramo-nos nas dimensões pedagógicas integradas e mobilizadas neste espaço, nomeadamente informativa, prática, comunicativa, tutorial e de avaliação, de forma a estabelecer um diálogo entre a teoria e a prática de um docente do ensino superior. Os dados apresentados foram obtidos através da observação direta da organização de salas de aula virtuais e da entrevista ao respetivo docente. A análise destes dados permitem-nos a!rmar que o professor atribuiu uma importância signi!cativa às dimensões em questão, preocupando-se em criar um ambiente on4 — | line estimulante com diferentes recursos (tecnológicos), privilegiando um design centrado no desenvolvimento de competências (com atividades individuais e em grupo) e num modelo pedagógico próprio para ambientes online - e-moderating - baseado nos princípios do construtivismo, da autonomia e da interação.
URI: https://hdl.handle.net/10316/46443
ISSN: 1647-032X
Direitos: openAccess
Aparece nas coleções:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Nacionais

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato
Dimensoes Pedagogicas da Sala de Aula Virtual.pdf1.67 MBAdobe PDFVer/Abrir
Mostrar registo em formato completo

Visualizações de página 50

436
Visto em 23/abr/2024

Downloads

171
Visto em 23/abr/2024

Google ScholarTM

Verificar


Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.