Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10316/46430
Title: Pedagogia 2.0 na Web Social e o seu Impacto no Autoconceito de Estudantes de Pós-Graduação
Authors: Moreira, J. António 
Keywords: Autoconceito acadêmico; Pedagogia 2.0; Web social
Issue Date: 2015
Serial title, monograph or event: Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade
Volume: 44
Issue: 24
Place of publication or event: Brasil
Abstract: A vertiginosa evolução das tecnologias de informação e da comunicação (TIC) e o advento da Internet propiciaram o surgimento de uma sociedade em rede marcada por mudanças acentuadas na economia, impulsionando o nascimento de novos paradigmas, modelos, processos de comunicação educacional e novos cenários de aprendizagem. É precisamente um desses cenários pedagógicos na web social que pretendemos analisar, descrevendo o seu impacto no autoconceito acadêmico de vinte e nove estudantes de pós-graduação, a partir da análise qualitativa das suas perceções e narrativas e tendo como referencial o Modelo Pedagógico Virtual® da Universidade Aberta, Portugal. Os resultados mostram que o design do ambiente, ancorado nos princípios do construtivismo, da autonomia, da flexibilidade, da inclusão e da interação, podem ter efeitos muito positivos no autoconceito acadêmico dos estudantes do ensino superior, em nível das diferentes dimensões consideradas: Motivação, Orientação para a Tarefa, Confiança nas suas Capacidades e Relação com os Colegas. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática, quanto em termos de investigações futuras.
URI: http://hdl.handle.net/10316/46430
ISSN: 0104-7043
Rights: openAccess
Appears in Collections:I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Nacionais

Files in This Item:
File Description SizeFormat
Pedagogia 2.0 na Web Social.pdf343.24 kBAdobe PDFView/Open
Show full item record

Page view(s) 20

506
checked on Dec 3, 2019

Download(s)

99
checked on Dec 3, 2019

Google ScholarTM

Check


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.