Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/46430
Title: | Pedagogia 2.0 na Web Social e o seu Impacto no Autoconceito de Estudantes de Pós-Graduação | Authors: | Moreira, J. António | Keywords: | Autoconceito acadêmico; Pedagogia 2.0; Web social | Issue Date: | 2015 | Serial title, monograph or event: | Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade | Volume: | 44 | Issue: | 24 | Place of publication or event: | Brasil | Abstract: | A vertiginosa evolução das tecnologias de informação e da comunicação (TIC) e o advento da Internet propiciaram o surgimento de uma sociedade em rede marcada por mudanças acentuadas na economia, impulsionando o nascimento de novos paradigmas, modelos, processos de comunicação educacional e novos cenários de aprendizagem. É precisamente um desses cenários pedagógicos na web social que pretendemos analisar, descrevendo o seu impacto no autoconceito acadêmico de vinte e nove estudantes de pós-graduação, a partir da análise qualitativa das suas perceções e narrativas e tendo como referencial o Modelo Pedagógico Virtual® da Universidade Aberta, Portugal. Os resultados mostram que o design do ambiente, ancorado nos princípios do construtivismo, da autonomia, da flexibilidade, da inclusão e da interação, podem ter efeitos muito positivos no autoconceito acadêmico dos estudantes do ensino superior, em nível das diferentes dimensões consideradas: Motivação, Orientação para a Tarefa, Confiança nas suas Capacidades e Relação com os Colegas. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática, quanto em termos de investigações futuras. | URI: | https://hdl.handle.net/10316/46430 | ISSN: | 0104-7043 | DOI: | 10.21879/faeeba2358-0194.v24.n44.1822 | Rights: | openAccess |
Appears in Collections: | I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Nacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Pedagogia 2.0 na Web Social.pdf | 343.24 kB | Adobe PDF | View/Open |
Page view(s) 20
772
checked on Oct 8, 2024
Download(s)
357
checked on Oct 8, 2024
Google ScholarTM
Check
Altmetric
Altmetric
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.