Please use this identifier to cite or link to this item:
https://hdl.handle.net/10316/46430
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Moreira, J. António | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-12T16:10:11Z | - |
dc.date.available | 2018-01-12T16:10:11Z | - |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.identifier.issn | 0104-7043 | |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/10316/46430 | - |
dc.description.abstract | A vertiginosa evolução das tecnologias de informação e da comunicação (TIC) e o advento da Internet propiciaram o surgimento de uma sociedade em rede marcada por mudanças acentuadas na economia, impulsionando o nascimento de novos paradigmas, modelos, processos de comunicação educacional e novos cenários de aprendizagem. É precisamente um desses cenários pedagógicos na web social que pretendemos analisar, descrevendo o seu impacto no autoconceito acadêmico de vinte e nove estudantes de pós-graduação, a partir da análise qualitativa das suas perceções e narrativas e tendo como referencial o Modelo Pedagógico Virtual® da Universidade Aberta, Portugal. Os resultados mostram que o design do ambiente, ancorado nos princípios do construtivismo, da autonomia, da flexibilidade, da inclusão e da interação, podem ter efeitos muito positivos no autoconceito acadêmico dos estudantes do ensino superior, em nível das diferentes dimensões consideradas: Motivação, Orientação para a Tarefa, Confiança nas suas Capacidades e Relação com os Colegas. São discutidas as implicações dos resultados encontrados, tanto do ponto de vista de intervenção prática, quanto em termos de investigações futuras. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Autoconceito acadêmico | por |
dc.subject | Pedagogia 2.0 | por |
dc.subject | Web social | por |
dc.title | Pedagogia 2.0 na Web Social e o seu Impacto no Autoconceito de Estudantes de Pós-Graduação | por |
dc.type | article | |
degois.publication.firstPage | 83 | por |
degois.publication.lastPage | 95 | por |
degois.publication.issue | 24 | por |
degois.publication.location | Brasil | por |
degois.publication.title | Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.identifier.doi | 10.21879/faeeba2358-0194.v24.n44.1822 | - |
degois.publication.volume | 44 | por |
item.fulltext | Com Texto completo | - |
item.openairecristype | http://purl.org/coar/resource_type/c_18cf | - |
item.grantfulltext | open | - |
item.languageiso639-1 | pt | - |
item.openairetype | article | - |
item.cerifentitytype | Publications | - |
Appears in Collections: | I&D CEIS20 - Artigos em Revistas Nacionais |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Pedagogia 2.0 na Web Social.pdf | 343.24 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.